Qual a idade certa para começar a aplicar botox?
Essa é uma das perguntas mais frequentes entre os pacientes que buscam uma aparência mais jovial
Os médicos afirmam que não existe uma idade determinada, pois depende da avaliação de cada pessoa. Mas, normalmente, são mulheres e homens com mais de 40 anos que buscam o tratamento como forma de suavizar rugas na testa ou no pescoço, eliminar pés-de-galinha, levantar sobrancelhas, nariz ou canto da boca, corrigir o sorriso gengival, entre outras indicações.
Nos últimos anos, no entanto, cresceu a procura pela toxina botulínica por pessoas mais jovens, entre 25 e 30 anos. O objetivo é prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão antes mesmo que elas apareçam. O protocolo ficou conhecido por botox preventivo.
A médica Juliana Drumond, especialista em Dermatologia pela USP, explica que a técnica é indicada quando as marcas do tempo ainda estão suaves, paralisando as rugas dinâmicas – são aquelas que só aparecem quando o rosto se contrai, ao falar, sorrir, franzir a testa. A toxina evita que essas rugas se intensifiquem e se tornem profundas e estáticas, garantindo um efeito natural.
Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo dermatologista. “Geralmente, a toxina é indicada de forma preventiva, quando as linhas e vincos da pele vão se tornando mais visíveis, e também para quem faz muitos movimentos faciais para se expressar”, explica Juliana, que e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).