Saúde

Maioria das fraturas de fêmur em idosos é causada por osteoporose

Dores pelo corpo ou mais especificamente na região da coluna são alguns dos sintomas, mas o diagnóstico só é definido após realização de exames

Foto: Pixabay

A osteoporose é uma doença que atinge principalmente as mulheres pós menopausa e é responsável pela maioria das fraturas em fêmur. A doença aumenta o risco desse tipo de lesão porque provoca nos pacientes o enfraquecimento dos ossos e uma simples queda pode trazer consequências muito sérias.

Só este ano, a Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro realizou aproximadamente 274 cirurgias de fratura de fêmur. O coordenador de Ortopedia da Santa Casa, Lorran Coque Fonseca, explicou que com um exame simples é possível identificar a doença e realizar o tratamento adequado.

“A densitometria é um exame indolor que, associado ao acompanhamento de um ortopedista, poderá prevenir fraturas por insuficiência óssea”, explicou.

O especialista lembrou ainda que é possível perceber alguns sinais da doença e saber quando é a hora de procurar um médico.

“Pacientes idosas com dores no corpo e principalmente na coluna devem ficar atentas, porém a comprovação da patologia é possível somente com o exame”.

Como prevenir:

- aumentar a ingestão de cálcio através do consumo de leite e de seus derivados;

- expor-se ao sol ajuda a manter adequados os níveis de vitamina D;

- praticar atividades físicas regularmente fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, evitando quedas;

- evitar o consumo de álcool e de fumo;

- evitar o consumo excessivo de sal;

- utilizar os medicamentos prescritos pelo médico a fim de recuperar a massa óssea perdida e diminuir o risco de fraturas.

Para evitar quedas

- observe a adequada iluminação dos ambientes;

- retire tapetes e outros objetos do chão;

- instale barras de apoio no banheiro.

Pontos moeda