Saúde

Mais de 90% dos adultos tomaram a 1ª dose contra covid-19 no ES

Além disso, 68% receberam a D2. A partir desta quinta-feira (21), será possível verificar o andamento da imunização no Estado em tempo real. Veja como acompanhar

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Quase 95% da população adulta do Espírito Santo já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra covid-19. A informação foi passada pelo secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, durante uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (21)

"Praticamente 95% da população adulta foi vacinada pelo menos com a primeira dose e com a dose única. Dessa maneira, caminhamos para que o estado seja reconhecido como uma das melhores campanhas de vacinação contra a Covid-19", disse o secretário. 

Ainda segundo Nésio, os números da cobertura vacinal no Estado mostram que " a ampla maioria da população decidiu optar pela ciência e pela vida". E completou: "Nós reconhecemos como o SUS e como o governo do ES que o negacionismo foi derrotado no ES". 

Mais de 68% dos adultos foram completamente imunizados

O subsecretário estadual de saúde, Luiz Carlos Reblin, atualizou também a cobertura da segunda dose entre os adultos capixabas. Mais de metade desta população já foi completamente imunizada. 

"Temos mais de 68% da população adulta já tomando a segunda dose. Com as medidas da intercambialidade da vacina, além da redução do intervalo da dose de reforço da pessoa idosa, nós muito rapidamente vamo alcançar uma cobertura muito próxima daquilo que é desejado".

Adolescentes do Espírito Santo aderiram à campanha de vacinação

Além dos adultos, a vacinação dos adolescentes entre 12 e 17 anos também está avançando no Estado. 

"Temos 70% dos adolescentes que tomaram a primeira dose. Nós precisamos agora, com a disponibilidade de doses que temos no estado, com as regras que a secretaria maneja, concluir a segunda dose, a dose de reforço, para caminhar para o cenário azul que vai nos permitir atividades mais flexíveis", disse. 

Veja mais: Expectativa é de terminar o ano com Mapa de Risco todo "azul" no ES, diz secretário

Portal Vacina e Confia vai trazer informações em tempo real sobre vacinação no ES

Ainda durante a entrevista coletiva, o secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, anunciou uma nova ferramenta disponível no Portal Vacina e Confia.

Agora, além de funcionar como plataforma de agendamento de vacinas e emissão de comprovantes de vacinação, será possível acompanhar em tempo real a evolução da campanha de vacinação no Estado. 

"A plataforma vacina e confia irá, a cada 10 minutos atualizar o status de vacinação de cada município capixaba e o avanço da vacinação por microrregião considerando as metas de vacinação para alcançar a classificação de risco azul. A plataforma irá disponibilizar a informação em tempo real do avanço da vacinação nas últimas 24 horas", explicou. 

Ainda de acordo com o secretário, além de monitorar as microrregiões, será possível saber as informações sobre a vacinação de cada um dos municípios capixabas. 

"Ela permitirá o acompanhamento das doses em atraso no ES e também em cada município capixaba. Todas as informações disponíveis são oriundas diretamente do banco de dados da plataforma, de forma que toda informação registrada no município irá para a plataforma", concluiu. 

Leia também: Entenda como o Passaporte da Vacina vai funcionar no ES


Pontos moeda