Saúde

Enxaqueca menstrual: o que é e como tratar?

Os sintomas são parecidos com os das outras cefaleias, mas a enxaqueca menstrual é causada pela variação hormonal; o uso de medicamentos pode ser necessário

Foto: Divulgação / Pexel

A enxaqueca menstrual atinge 33% das mulheres em todo o mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia. Esse distúrbio é uma dor de cabeça que acontece durante o período da menstruação - e geralmente até dois dias antes.

No decorrer desses dias, a cefaleia é causada principalmente pelas alterações hormonais que acontecem no corpo das mulheres. Os sintomas mais comuns são, além da dor latejante na cabeça, náusea, vômitos e sensibilidade à luz.

Apesar de o ciclo menstrual e de as mudanças no organismo feminino acontecerem mensalmente, é possível tomar algumas medidas para amenizar ou até mesmo evitar a enxaqueca menstrual.

Ciclo menstrual x enxaqueca

A relação do período da menstruação e a enxaqueca tem base na variação nos níveis de estrogênio no corpo da mulher.

O estrogênio é um grupo de hormônios importantes nos períodos menstrual e reprodutivo, e que também permitem o desenvolvimento das características físicas femininas. Na tensão pré-menstrual e durante o ciclo, há uma redução da produção desse hormônio.

Durante a gravidez, por exemplo, a mulher aumenta muito a fabricação de estrogênio. Especialistas afirmam que 80% das gestantes apresentam melhora nas dores de cabeça logo nos primeiros meses, e que voltam a senti-las após o parto.

Principais sintomas da enxaqueca menstrual

A dor de cabeça no período da menstruação começa devagar e pode chegar a um estágio de se tornar incapacitante, ou seja, que atrapalha a mulher a fazer tarefas básicas do dia a dia.

Os principais sintomas desse distúrbio são:

- Dor de cabeça latejante e unilateral;

- Dor de cabeça - de dois dias antes até o último dia da menstruação;

- Enjoo;

- Vômito;

- Sensibilidade à luz;

- Dor de cabeça logo após a pausa no anticoncepcional;

- Incômodo com sons;

- Desconforto ao tocar na cabeça.

Também há sintomas mais raros, mas que podem surgir:

- Formigamento em um lado do corpo.

- Fraqueza muscular.

- Incapacidade de falar com clareza.

- Aura, conhecida como enxergar luzes piscando ou linhas em ziguezague.

Identificar os sintomas da enxaqueca menstrual e principalmente quando eles surgem é muito importante para tratá-la de maneira correta. Afinal, este distúrbio não é igual às outras cefaleias, apesar da similaridade entre os sinais apresentados.

Diagnóstico

Para fechar o diagnóstico de enxaqueca menstrual é preciso avaliar o histórico do paciente e os momentos que surgem os sintomas por, pelo menos, três meses.

Ainda é preciso investigar e avaliar exames adicionais para descartar outras causas primárias da cefaleia no período da menstruação.

Tem tratamento?

O gerenciamento da enxaqueca menstrual é feito por um ginecologista em parceria com um neurologista. O tratamento é individualizado, ou seja, elaborado de acordo com cada paciente.

É preciso acompanhar, prever e regular o ciclo e seus sintomas.

Medicamentos

Para isso, pode ser necessário o uso de medicamentos antiinflamatórios e triptanos. Essas drogas são as mais indicadas para aliviar a dor nessa fase. Ainda, o médico pode prescrever o uso dos remédios desde a TPM até o fim do ciclo, como maneira de prevenção contra as dores.

Enxaquecas mais graves precisam da orientação de um neurologista. O tratamento medicamentoso pode ser feito com antidepressivos e anticonvulsivantes, de uso diário e contínuo.

A recomendação do anticoncepcional é feita como suplementação hormonal, de maneira assídua. Ela vai regular a variação dos hormônios femininos neste período. Em certas situações, o contraceptivo é usado até mesmo para suprimir a menstruação, evitando a enxaqueca.

Hábitos saudáveis

Outras indicações como sono de qualidade, prática de exercícios físicos e alimentação saudável também são fundamentais para esse acompanhamento.

Esses hábitos permitem que o corpo libere a endorfina, o hormônio do bem-estar que trabalha como um analgésico natural do organismo.

Estou com enxaqueca menstrual: como aliviar a crise?

Quando surgem os primeiros sintomas da enxaqueca menstrual, é possível tomar alguns cuidados para que a dor não piore e para até mesmo aliviá-los.

- Seguir corretamente as instruções do médico;

- Não esperar a dor intensa chegar para tomar o remédio;

- Manter o repouso;

- Evitar o contato com luz e sons;

- Respirar calma e pausadamente;

- Fazer refeições leves e saudáveis, evitando inclusive o jejum;

- Permanecer em locais frescos;

- Beber bastante água;

- Descansar, mas não prolongar o sono para além do habitual.