Os melhores chás para emagrecer com saúde
A nutricionista lembra que também é importante ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas durante o processo de emagrecimento
Emagrecer é um desejo de muita gente, mas também é um grande desafio. Uma das maneiras para tentar eliminar o peso mais rápido é tomar chás que auxiliam no emagrecimento.
Para emagrecer, é preciso que aconteça o déficit calórico, isto é, consumir menos caloria do que gasta por dia. Por essa razão, a nutricionista Leticya Pedra de Araújo explica que os chás podem ajudar no processo, mas não são determinantes para diminuir o peso de forma saudável. É necessário ter uma alimentação balanceada, sono de qualidade, consumo hídrico adequado e uma prática de atividade física.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Além disso, muitos chás são bons para a saúde, mas nem todos têm o efeito termogênico, ou seja, capacidade de acelerar o metabolismo.
"Existem chás que melhoram a concentração, ajudam na qualidade do sono, outros termogênicos que aceleram o metabolismo do nosso corpo, outros que ajudam a eliminar toxinas e, principalmente, contribuem na perda de peso", disse a nutricionista.
Chá-verde, chá de hibiscos, chá de gengibre, chá de cavalinha, chá branco e de carqueja são opções que auxiliam esse projeto. Essas ervas podem ser consideradas aliadas na perda de peso por possuírem uma ação termogênica e uma grande quantidade de componentes antioxidantes.
Leticya explica que esses chás melhoram a inflamação do organismo e consequentemente o funcionamento das mitocôndrias responsáveis por gerar energia.
A nutricionista Fernanda Rigo diz que cada um desses chás tem uma particularidade. O chá de hibiscos, por exemplo, ajuda a melhorar os sintomas da TPM, o chá branco age como um anti-inflamatório e reduz o colesterol.
Por mais que chás sejam de origens naturais, o consumo diário precisa ser dosado e ter um acompanhamento nutricional.
"O consumo inadequado e em quantidade exacerbada de ervas pode trazer sérios prejuízos a saúde. Visto que se você beber uma ou duas xícaras por dia, chegando a cerca de 500ml, dificilmente você vai ter efeito tóxico. Agora, se você toma 1 litro e meio, chegando a 2 ou 3 litros por di,a pode ser que você tenha alguma lesão no organismo", disse Leticya.
A nutricionista recomenda de modo geral não ultrapassar de 1 litro de chá por dia. Existem muitas variáveis que podem tornar uma simples bebida que seria inofensiva em um alimento tóxico.
Leia também: Sofre de ansiedade eleitoral? Psicólogos relatam piora na saúde mental e dão dicas
Existe diferença entre chá caseiro e industrial?
Especialista em fitoterapia e prescrição de fitoterápicos, Leticya explica que existe diferença entre os chás caseiros e industriais. Segundo ela, entre o chá de sachê e o natural, o feito com a própria erva pode ser a melhor opção.
"Tudo isso por conta dos componentes bioativos (polifenóis e flavonóides) que estão presentes nas folhas, flores, raízes ou caules da planta. Já nos chás de sachê todas essas propriedades se perdem, visto que passam por alguns processamentos químicos durante sua fabricação. Além de serem produtos industrializados e que precisam seguir uma série de recomendações da legislação", explicou.
O chá pode substituir o consumo da água mineral?
O uso dessas infusões ao longo do dia não podem ser substituídas pelo consumo de água.
"A hidratação do corpo só é possível quando bebemos água mineral. E o consumo exagerado de chás podem gerar em pacientes hipertensos, por exemplo, uma maior ação de seus medicamentos, potencializando alguns efeitos indesejados", disse a especialista.
A troca pode ser contraindicadas a pessoas oncológicas, que tenham doenças renais ou doenças hepáticas, podendo sobrecarregar todo o organismo, principalmente esses órgãos.
VEJA LISTA ABAIXO COMO OS CHÁS PODEM AJUDAR EM VÁRIAS SITUAÇÕES:
Além das opções dos chás solos, a nutricionista também deu sugestões de combinações de ingredientes para fazer outros chás.
Combinações de chás
• Camomila com folha de maracujá
• Gengibre ralado + 2 canelas em pau + 6 cravos
• Canela em pau (ferver – 10 min), casca de laranja e nibs de cacau (ferver 2 min), morango em cubos (10min de infusão)
• Limão (3 rodelas) + jasmin (1 colher de sopa) + cavalinha (1 colher de sopa) – infusão 10 min
*Texto da estagiária Gabriela Vasconcellos, com supervisão de Daniella Zanotti