Saúde

Caju: fruta é mais potente em vitamina C que laranja. Veja todos os benefícios

Grazi Massafera errou na propaganda, mas o caju, de fato, é uma estrela da fruteira; veja todos os benefícios da fruta que caiu na boca do povo e entenda o caso

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Record TV

Uma imagem de uma propaganda com a atriz e modelo Grazi Massafera chamou a atenção e virou polêmica na internet.

O motivo? A resposta é simples: um caju virado de cabeça para baixo em uma árvore que não era o cajueiro.

Essa gafe foi parar no programa Domingo Espetacular, da Record TV, que fez o questionamento: você saberia identificar se uma fruta estivesse errada?

LEIA TAMBÉM: Câncer? Médico explica perigos de vitamina em excesso e para que serve C, D e K

O brilho e os benefícios do caju caíram na boca do povo depois que a Grazi Massafera estrelou a campanha publicitária de uma marca de cosméticos que viralizou.

Na publicidade, o caju estava pendurado na árvore de uma forma diferente. Um erro que não passou despercebido pelos olhos de águia dos internautas.

Uma blogueira usou um pé de manga para explicar como o caju nasce de verdade. "Esse caju tá com a castanha virada pra ripa, não é assim não. O caju, quando ele nasce, a castanha fica virada pra baixo", disse.

LEIA TAMBÉM: Ora-pro-nóbis: "Planta é remédio natural". Biomédico fala benefícios, indicação e como consumir

O pesquisador de fruticultura Hamilton conta que a caju é "uma noz que se come, noz que se produz. É uma palavra indígena do Tupi e veio para o dia-a-dia com o nome de caju".

Não importa o tamanho do cajueiro, a planta tem características que não mudam de forma nenhuma. Não importa a espécie.

Diferente do que a população pensa, o fruto verdadeiro é a castanha. Segundo informações da equipe de reportagem, é a parte mais "gordinha" que sustenta o fruto na árvore, e não a castanha, como dizem na internet.

LEIA TAMBÉM: Nutricionista receita chá de banana que emagrece 1 kg por dia: "Melhor que Ozempic"

No entanto, de acordo com o jornalista, não dá para falar em castanha e caju sem conhecer a cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte. É na região que fica localizado o maior cajueiro do mundo, segundo o Guinness Book, de 135 anos de idade.

São de 9 mil m² de área. Mesmo sendo uma área centenária, são colhidos de 70 a 80 mil cajus entre novembro e janeiro. Esse valor equivale a 2,5 toneladas da fruta.

Conforme a reportagem, para chegar a essa produção por safra são necessários cerca de 70 cajueiros.

LEIA TAMBÉM: Virou febre! Veja como fazer receita do chá da banana que promete emagrecer rápido

Além de saboroso e versátil, o caju faz muito bem para a saúde. No geral, a fruta é super saudável e pode ser consumida à vontade.

Depois se ser colhida e torrada, a castanha passa por várias etapas de beneficiamento. "Ela passa depois pela classificação. A inteira, a quebrada, o farelo. Tudo isso vai se desmembrando e cada um vai para o seu consumo", explicou Hamilton.

O cajueiro é uma árvore nativa do nordeste brasileiro, cuja região responde por mais de 95% da produção nacional.

LEIA TAMBÉM: Bicarbonato para limpar e melhorar saúde: saiba o que é e como usar super suplemento

O caju tem 5 vezes mais vitamina C que a laranja. "A principal vitamina do caju é a vitamina C, que é um poderoso antioxidante super benéfico ao nosso corpo", contou a especialista do programa.

Algumas pessoas afirmam que a fruta protege a visão, o coração e controla o diabetes. ´Segundo a especialista, isso acontece porque "ele é rico em carotenoides, um poderoso antioxidante que contribui pro coração e também tem baixo índice glicêmico, rico em fibras, que auxilia o controle do açúcar no sangue".

Se você tem medo de engordar comendo caju, esqueça. Segundo a especialista, a fruta tem baixas calórias e contém fibras na sua composição. "As fibras ajudam no bom funcionamento intestinal, promovendo a questão da saciedade".

LEIA TAMBÉM: Banana selvagem: vídeo de "novo" tipo aparece e truque de receita viraliza

RECEITA COM CAJU

A chef de cozinha Desiree Ventura colocou a mão na massa durante o programa e preparou duas receitas deliciosas, que certamente vão agradar. 

Veja como fazer uma moqueca de peixe e hambúrguer com caju:

Embora a receita seja deliciosa, o hambúrguer feito com a fruta tem menos nutrientes do que o feito com carne.

"A questão proteica da carne, a gente precisa levar em consideração. O caju, apesar de ser supersaudável, não tem proteína e também não tem ferro, comparado a carne", explicou a especialista.

MARGARINA: O QUE NÃO NOS CONTARAM?

Você já se questionou sobre a origem da margarina?

Por que ela surgiu como a "saudável" alternativa à manteiga?

Ou então, como óleos líquidos se transformam em uma substância cremosa e espalhável?

LEIA TAMBÉM: Ozempic natural funciona? Médica fala prós, contras e efeito; veja fórmula

Melhor ainda, já ouviu falar sobre hidrogenação, interesterificação e fracionamento?

Não? Nenhuma dessas alternativas?

O canal Super Nutrinidos, do YouTube, em um vídeo narrado por Arthur Steagall Condé, remontou o ano de 1869 para desvendar a fascinante jornada da margarina.

De acordo com o vídeo, as ruas de Paris fervilhavam com a Revolução Industrial e naquela época a manteiga com seu sabor rico e textura cremosa era um luxo que poucos tinham acesso.

LEIA TAMBÉM: Vírus zumbi "acorda" após 50 mil anos com doença mortal; entenda caso e sintomas

Foi nesse momento que o imperador Napoleão III lançou um grande desafio: criar uma alternativa a manteiga que fosse nutritiva, saborosa e, acima de tudo, acessível.

"Ele não só pensava nas famílias mais carentes de Paris, mas também nos destemidos marinheiros da Marinha francesa, que enfrentavam os mares muitas vezes sem a nutrição adequada", declararam.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA: Manteiga ou margarina: qual é mais saudável? Vídeo revela caloria, gordura e de que é feita: "Faz mal?"