Discutir soluções importantes para os principais gargalos e desafios que existem no setor de saúde do Espírito Santo. Esse é o principal objetivo do colegiado que será formalizado nesta sexta-feira (27), com a apresentação dos membros diretores, durante a 2ª edição do Saúde em Fórum, que acontece na Praça do Papa, em Vitória.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo Alice Sarcinelli, diretora-executiva do evento e da AS Consultoria, a proposta para a formação do colegiado aconteceu ainda no mês de agosto, quando foi realizada a 1ª edição do Fórum, no Centro de Convenções de Vitória. O evento é voltado para especialistas e lideranças da área.
“Colegiado da saúde é um movimento pelo fortalecimento do setor da saúde no Estado, estratégico, contínuo, colaborativo, com representatividade múltipla, em prol de uma agenda que leve o Espírito Santo a ser reconhecido como o Estado Saúde. É composto por uma diretoria (fundadores) e com plenária aberta à participação de representantes de todo setor. Nos encontros, a diretoria pautará os temas que forem deflagrados nas plenárias para ampla escuta, discussão e direcionamento”, explicou.
Logo após a apresentação, acontecerá a fundamentação da primeira pauta do colegiado que será sobre o “Panorama do crédito e dos serviços financeiros para o setor da saúde no Espírito Santo”, representando a Unidade de Ambiente e Negócios e Acesso ao Crédito Sebrae ES, o gerente Eduardo Simões e a analista vão falar sobre o assunto.
LEIA MAIS: Saúde no ES: pesquisa inédita traz cenário do crédito e de serviços financeiros
Vitória é a cidade com mais dentistas por habitantes no Brasil
Promover uma capacitação cada vez melhor e como consequência, maior qualidade na prestação de serviços de saúde torna-se ainda mais necessária quando se leva em conta os números dos profissionais da saúde no Estado.
LEIA MAIS: Saúde em Fórum: 2ª edição busca fortalecer negócios e formação profissional no ES
Vitória, capital do Espírito Santo, tem 8,6 dentistas para cada grupo de 1.500 habitantes. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que a proporção de um cirurgião-dentista para 1.500 habitantes já seria o suficiente para atender a demanda regional.
“Ao refletir que o Brasil concentra 20% de todos os dentistas do mundo e que Vitória é a cidade brasileira com a maior concentração de dentistas, é possível apontar que Vitória é a capital mundial de dentistas”, afirmou Alice, às vésperas da 1ª edição do Fórum.
Em relação à razão de médicos por mil habitantes, entre as capitais brasileiras, Vitória também sai na frente, com 14,49 profissionais.
LEIA TAMBÉM: Softs skills na Saúde: como elas podem ajudar profissionais no ES