Espremer espinha pode causar infecção cerebral? Caso viraliza e médico explica
Especialista alerta que espremer uma espinha no “triângulo da morte” pode favorecer infecções por bactérias capazes de matar; entenda o que é
Uma espinha no nariz pode abalar a autoestima das pessoas.
Isso pode acabar levando-as a tentar espremer o mais rápido possível.
No entanto, tenha cuidado.
Ao Metrópoles, o médico Ever Arias, residente na University of California Irvine Medical Center, nos Estados Unidos, adverte que essa ação parece inofensiva, mas pode resultar em uma infecção grave, com potencial para afetar até o cérebro.
“Manipular acnes no nariz é algo que você não deve fazer em hipótese alguma, pois pode causar uma séria infecção. Algumas pessoas chamam essa região da face de ‘triângulo da morte‘”, alerta Arias.
LEIA TAMBÉM: O que é lipedema? Veja cirurgia, sintomas e como médico trata doença
De acordo com João Vitor Reis, jornalista do Metrópoles, um vídeo no qual o médico aborda os riscos associados à espremimento de espinhas rapidamente alcançou mais de um milhão de visualizações em menos de um mês no TikTok.
No vídeo, o Dr. Arias explica a existência do chamado “triângulo da morte”, uma região facial que se estende desde a base do nariz até os cantos da boca.
Nesse espaço específico encontra-se o nervo facial, que está conectado ao seio cavernoso, uma complexa rede de veias que se estende até a base do crânio e a parte frontal do cérebro.
LEIA TAMBÉM: Bicarbonato para limpar e melhorar saúde: saiba o que é e como usar super suplemento
Quando alguém espreme uma espinha nessa área, cria-se uma lesão nas camadas mais profundas da pele, que pode servir como uma porta de entrada para bactérias.
Segundo o médico, uma vez dentro do corpo, essas bactérias podem migrar para órgãos vitais e causar infecções graves.
Quando as bactérias atingem o cérebro, podem ocorrer a formação de coágulos sanguíneos incomuns, conhecidos como trombose do seio venoso cerebral, ou o desenvolvimento de abscessos cerebrais.
Um quadro grave causado por infecções bacterianas é a meningite, que afeta as finas camadas de tecido que cobrem o cérebro e a medula.
“A razão para o nome ‘triângulo da morte’ é porque estourar uma erupção cutânea no local já resultou em alguns casos de pessoas que perderam suas vidas”, esclarece o médico.
LEIA TAMBÉM: Caso Saulo Poncio: o que é embolia gasosa cardíaca? Médico explica doença que pode matar
Ao Metrópoles, Arias adverte que, embora casos graves causados por espinhas sejam raros, é altamente desaconselhável manipular acne com as mãos nessa área devido aos graves riscos envolvidos.
De acordo com o médico, as consequências de espremer a espinha podem ser fatais, com uma considerável taxa de mortalidade.
CELULITE FACIAL
Novo medo desbloqueado com sucesso!
A consultora de negócios Ana Tavares, de 21 anos de idade, viralizou nas redes sociais com uma situação inusitada.
LEIA TAMBÉM: MDMA: médica diz que ecstasy pode ajudar cura de doenças; veja o que é droga
Ela publicou um vídeo com o título: "É só uma espinha, pode espremer, não vai dar em nada".
No entanto, a jovem espremeu uma espinha no rosto, ganhou de presente uma infecção grave e foi parar no hospital.
Ana ganhou muito apoio nos comentários, que contém outras histórias inacreditáveis sobre a celulite facial.
"Parece bastante com o que minha filha teve, ficou internada por 15 dias, começou assim c espinha tbm e o médico falou que inflamou e virou celulite", disse uma.
"Já estourei uma "espinha" que acertou uma veio do pescoço, por pouco não vou de base", disse outra pessoa.
LEIA TAMBÉM: Ginecologista do ES explica caso de mulher com candidíase há 1 ano; veja dicas
"Meu Deus, eu tive A MESMA COISA em julho desse ano... foi terrível, a bactéria da espinha me causou uma celulite facial no olho esquerdo", contou.
"Eu também espremi só que deu um aglomerado de vasinhos ficou igual verruga e cada vez mais ia crescendo. Tirei com cirurgia, não apertem nada no rosto", disse uma internauta.
"Eu tive celulite intraorbital, minha bochecha juntou na testa de tanto inchaço, meu olho teve sequelas depois disso e enxergo mal do lado direito", relatou outro.
"Avô do meu amigo ficou cego por espremer uma espinha no nariz", comentou uma pessoa.
LEIA TAMBÉM: Nova receita de chá reduz risco de diabetes e melhora saúde; veja qual é bom
"Eu achei q tinha um cravinho na boca e espremi, resultado tava quase parindo meu filho e tive que fazer uma cirurgia na boca pra tirar", disse outra.
E aí, vai continuar espremendo sua espinha?
STAPHYLOCOCCUS AUREUS
Dâmilly Beatriz, uma jovem catarinense de 18 anos de idade, veio a óbito em 12 de junho de 2023 devido a uma infecção generalizada causada pela bactéria Staphylococcus aureus.
Em uma publicação no Instagram, a mãe Daniela Veiga, relatou que a entrada da bactéria no corpo foi provocada por uma espinha que sua filha teria espremido no rosto.
Daniela compartilhou que, embora Dâmilly tenha recebido atendimento imediato e tenha sido encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva, infelizmente não resistiu à infecção e faleceu no dia seguinte.
Segundo informações do Manual MSD, a Staphylococcus aureus é considerada a bactéria estafilocócica mais perigosa.
LEIA A MATÉRIA COMPLETA: Jovem vai parar no hospital após espremer espinha e contrair infecção bacteriana grave