Saúde

Feriadão: confira os serviços de saúde funcionam nesta quinta e sexta

Com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida e ponto facultativo, alguns serviços deixam de funcionar. Saiba onde buscar ajuda

Foto: Freepik

Nesta quinta-feira (12) é comemorado o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O governo do Espírito Santo também anunciou ponto facultativo na sexta-feira (13). Diante disso, os serviços administrados pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que não prestam atendimentos de urgência e emergência terão horários diferenciados em algumas cidades do Estado.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram! 

Confira como vai funcionar

Farmácias Cidadãs Estaduais de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Guaçuí, Itapemirim, Linhares, São Mateus, Nova Venécia, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Retornam com o atendimento na próxima segunda-feira (16).

Centro Regional de Especialidade (CRE) Metropolitano, em Cariacica, Centros Regionais de Especialidades (CRE’s) de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e São Mateus.

Retorno dos atendimentos na segunda-feira (16).

Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes): o atendimento no ambulatório do local retorna as atividades na segunda-feira (16). A enfermaria do Crefes vai funcionar normalmente, com atendimentos por 24 horas.

Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, funcionará normalmente todos os dias, das 7h às 18h20, para receber os candidatos à doação.

Unidade de coleta da Serra e as Regionais em Colatina, Linhares e São Mateus retornam as atividades na segunda-feira (16).

Testagem de Covid-19

Durante o feriado nacional e ponto facultativo em Vitória, a testagem para Covid-19 no Aeroporto de Vitória não terá atendimento. O serviço de testagem vai retornar na segunda-feira (16), no horário das 8h às 17h. 

O atendimento é por agendamento no site www.vacinaeconfia.es.gov.br, para teste rápido de antígeno, e www.saude.es.gov.br, para teste RT-PCR.

Terminal Rodoviário de Laranjeiras, na Serra, atendimento por livre demanda para teste rápido retorna na próxima segunda-feira (16).

Ponto de testagem localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o atendimento por livre demanda para teste rápido retornana segunda-feira (16).

Serviços de Urgência e Emergência que mantêm o atendimento normal:

– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192);

– Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox): os profissionais de Saúde e a população em geral podem ligar para o número 0800-283-9904 (atendimento 24 horas) para receber orientações de como proceder em caso de intoxicação por medicamentos, plantas, contatos com animais peçonhentos ou outro motivo. A ligação é gratuita.

Hospitais Estaduais:

– Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves (HEJSN), na Serra;

– Hospital Estadual Dr. Dório Silva (HEDS), na Serra;

– Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória;

– Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” (HEUE), em Vitória;

– Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria (HEABF), em Vila Velha;

– Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha;

– Hospital Estadual Dr. Nilton de Barros, em Vila Velha;

– Hospital Estadual de Atenção Clínica (HEAC), em Cariacica – emergências psiquiátricas;

– Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus;

– Hospital e Maternidade Silvio Avidos (HEMSA), em Colatina;

– Hospital Estadual Dr. João dos Santos Neves (HEJSN), em Baixo Guandu;

– Hospital Estadual São José do Calçado (HESJC);

– Unidade Integrada Jerônimo Monteiro (UIJM);

– Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho (HDAMF), em Barra de São Francisco;

– Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.

 LEIA TAMBÉM: Lavagem nasal pode fazer mal? Riscos, benefícios e como evitar complicações