Saúde

Médico explica tipos de pênis, qual tamanho médio e ISTs; veja vídeo

Especialista fala que características do órgão sexual variam de homem para homem; entenda função, características e veja o que fazer em cada caso

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: azerbaijan_stockers/Freepik

Tamanho é documento? Xiii... 

O médico urologista e andrologista Marco Túlio Cavalcanti publicou um vídeo em seu canal no YouTube sobre os tipos de pênis que existem.

O especialista separou algumas características do órgão sexual que variam de homem para homem. Por isso, é importante estar por dentro do assunto e conseguir diferenciar o que é normal ou doença.

"O pênis é uma parte do corpo como outra qualquer. Tem variações muito grandes e tem os extremos dessas variações que são as doenças", disse o especialista na gravação.

CARACTERÍSTICAS DO PÊNIS

A preocupação que os homens têm em relação ao próprio pênis, até mesmo sobre o formato, é perfeitamente natural, porque, pelo menos a maioria, quer que o órgão sexual cause boa impressão logo de cara.

Por conta disso, o formato do órgão sexual pode provocar algum tipo de dúvida: será que é normal?

Mas, de acordo com Cavalcanti, vale ressaltar que nem todos os tipos de pênis são iguais. Como ele próprio fala, uns podem ser mais retos, outros um pouco mais curvos e outros ter uma glande maior que a base.

Mesmo que todos os tipos tenham uma estrutura semelhante (base, corpo e glande) alguns detalhes vão além de comprimento e largura e tornam-se diferentes tipos de pênis. Portanto, não é errado dizer que muito raramente os órgãos sexuais são exatamente iguais, mas apenas se assemelham em formatos.

Só por essas características gerais já dá para perceber que há muito mais do que dois tipos de pênis. Considerando todos esses detalhes, podem ser definidos mais de 10 tipos de pênis.

Dentre os tipos, vale destacar que o tamanho considerado normal pode variar até mesmo entre etnias. Mas em geral, um pênis considerado de tamanho normal no Brasil terá, em média, entre 13,1 e 15,5 cm.

Além disso, também vale ressaltar que um pênis que tenha até 4 cm em estado flácido ou 7,5 cm no estado ereto é denominado micropênis.

COMPRIMENTO

Veja a seguir, a média mundial do comprimento de um pênis:

Comprimento médio de um pênis flácido (não ereto): 9,1 cm;

Comprimento médio de um pênis ereto: 13,1 cm;

Apenas 5% dos homens têm o pênis ereto com mais de 16 cm e apenas 5% têm o pênis ereto menor que 10,1 cm;

Em média, as várias etnias têm tamanhos diferentes de pênis, veja quais são:

Orientais: 10 a 14 cm de comprimento;

Causasianos: 14 a 15,2 cm de comprimento;

Pretos: 16 a 20 cm de comprimento.

Outro fator em relação ao tipo de pênis é o calibre. Segundo um estudo do King’s College London, o pênis “normal” tem uma média de circunferência de 11,6 cm, quando ereto.

ESPESSURA

Veja qual é a média mundial da espessura ou circunferência de um pênis normal:

Espessura média de um pênis flácido: 9,2 cm

Espessura média de um pênis ereto: 11,6 cm

PÊNIS GROWER

O primeiro tipo de pênis todo mundo já ouviu falar. O "pênis grower" é aquele que fica sempre pequeno e encolhidinho, mas quando tem uma ereção, ele duplica ou triplica de tamanho.

"Esse pênis é chamado de grower. E porque isso? Por conta da Túnica Albugínea. Ela é formada de elastina e colágeno. Então, tem homens que tem essa Túnica Albugínea mais elástica, então consegue expandir mais", explicou o urologista.

Naqueles que não tem essa elasticidade, o órgão genital não tem muita variação de tamanho. Ou seja, não encolhe e nem cresce, fica quase no mesmo tamanho.

PÊNIS SHOWER

Não se engane, o "pênis shower" não quer dizer que você têm um órgão grande.

Você pode ser da classe shower, mas ter um pênis de qualquer tamanho, inclusive pequeno. Essa característica quer dizer que você j´á mostra aquilo que você tem.

"Ele nem encolhe muito, nem estica muito. Esse é um mito também. Muita gente acha que todo shower tem o pênis grande, mas não. Pode ter o pênis pequeno e ser um shower, isso é pior porque você já está mostrando tudo que tem flácido. Então, quando fica ereto não muda nada", contou o médico.

PÊNIS TORTO

De acordo com o especialista, quando o pênis projeta para fora da pélvis, ele pode saltar para cima, reto ou até mesmo para baixo. Tudo depende do ligamento suspensor e do ligamento fundiforme.

"Chamam de 'pênis sai meio-dia', quer dizer que o pênis fica bem pra cima, encostando na barriga do homem. Isso às vezes atrapalha", disse Cavalcanti.

VÍDEO COMPLETO