Saúde

Conheça 8 sintomas do AVC e saiba o que fazer

No Espírito Santo, desde janeiro deste ano, o Hospital Estadual Central (HEC), referência no atendimento da doença no Estado, já atendeu mais de 2.500 pessoas

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik @rawpixel.com

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) está entre as principais causas de morte e incapacidade na população adulta no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, a doença é responsável por cerca de 100 mil mortes por ano. 

No Espírito Santo, desde janeiro deste ano, o Hospital Estadual Central – Dr. Benício Tavares Pereira (HEC), referência no atendimento da doença no Estado, já atendeu mais de 2.500 pessoas que sofreram esse tipo de acidente vascular

LEIA TAMBÉM:

>> Veja 3 motivos para comer brócolis – e o melhor jeito de prepará-lo

>> Dieta low carb pode aumentar o risco de diabetes, aponta estudo

>> Bets e Tigrinho: entenda os riscos do jogo de azar para a saúde mental

Com o intuito de alertar a população sobre os riscos da doenças e seus sinais, a Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu 29 de outubro como o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Popularmente conhecido como derrame, é ladeado por números alarmantes: o número de óbitos pela doença no mundo poderá aumentar 50% chegando a quase 10 milhões de pessoas até 2050.

Essa projeção é de um estudo feito pela Organização Mundial do AVC em 2023. Mas calma. A boa notícia é que técnicas inovadoras, protocolos de atendimento rápido e novos medicamentos ajudam a melhorar os resultados do tratamento. A máxima "prevenir é melhor que remediar", é de fato, muito importante quando se fala em derrame.

"Manter uma dieta saudável e equilibrada, exercitar-se regularmente, controlar a pressão arterial e o colesterol, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, fazer check-ups regulares com profissionais de saúde", destaca o médico neurologista Guilherme Coutinho de Oliveira, especialista em AVC.

Atenção aos sinais do AVC

Existem dois tipos de Acidente Vascular Cerebral: AVC isquêmico, que ocorre quando um vaso sanguíneo que fornece sangue ao cérebro é bloqueado, geralmente por um coágulo e o AVC hemorrágico, quando um vaso sanguíneo se rompe, levando ao sangramento no cérebro. 

Guilherme afirma que esse tipo é menos comum, mas de modo geral, mais grave. Entre os principais sintomas de AVC estão dor de cabeça repentina, falta de força em um dos lados do corpo e náuseas, por exemplo.

1. Dor de cabeça intensa que surge de modo repentino;

2. Falta de força em um lado do corpo (visível no braço ou na perna);

3. Rosto assimétrico, com boca torta e sobrancelha caída;

4. Fala embolada, lenta ou com um tom de voz muito baixo;

5. Perda da sensibilidade de uma parte do corpo;

6. Dificuldade para levantar o braço ou segurar objetos (braço fica caído, sem força);

7. Sonolência ou mesmo perda de consciência;

8. Perda de memória e confusão mental.

Por se tratar de uma emergência médica, caso você desconfie está sofrendo um AVC (ou outra pessoa), a orientação é chamar o SAMU 192 ou buscar com urgência o serviço de emergência do hospital mais próximo para um diagnóstico seguro. Quanto mais rápido o socorro, menores as chances de sequelas.