Saúde

Doença de Crohn: o que é condição que fez jornalista perder 22 kg em 3 semanas

Evaristo Costa, de 48 anos, descobriu a doença em 2021. Em janeiro, precisou ser internado com quadros de diarreia intensa, com episódios de até 40 vezes por dia

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Instagram/ @evaristocostaoficial

Uma doença "constrangedora". Foi assim que o jornalista e apresentador Evaristo Costa, 48 anos, definiu a condição que o atinge desde 2021: a Doença de Crohn

Em trechos de uma entrevista recente, publicada em uma de suas redes sociais, falou sobre a descoberta do problema, além da perda de 22 kg em apenas três semanas, consequência de uma das crises que sofreu. 

"Em 2021 eu comecei a ter a diarreia associada a sangue, mas não liguei para isso. Assim, é alguma coisa que eu comi e eu vou melhorar. E passei 3 meses assim. Emagreci muito e só fui procurar ajuda quando eu perdi as forças. eu não tinha mais força, nem para levantar da cama".

LEIA TAMBÉM: 

>> Como controlar o colesterol sem remédios: 5 estratégias eficazes

>> Endocrinologista alerta para os perigos da "cultura da beleza acima da saúde"

>> Botulismo: infectologista explica os sintomas da doença e como evitar

Evaristo conta ainda que não falava sobre o problema, porém, na última internação, que aconteceu em janeiro deste ano, as pessoas passaram a perguntar sobre a doença.

"Eu nunca tinha falado sobre isso. Mas quando eu fui internado a última vez em janeiro, as pessoas começaram a me perguntar. E eu achei interessante falar, embora seja uma doença que te causa um grande constrangimento, por que qual é o principal sintoma? A diarreia. Eu em crise eu vou ao banheiro 30, 40 vezes por dia".

Ainda nos trechos compartilhados, o jornalista destaca que luta para conseguir colocar a doença em remissão e afirma que ainda não sabe como lidar ela. "Ainda tenho muita dificuldade.  A gente ainda não encontrou um remédio certo para estabiliza-la. Então, eu ainda convivo com os sintomas dela, que são terríveis, né?"

Mas então, quais os sintomas da doença e como o diagnóstico é feito? Para começar, é preciso entender o que é e por que acontece.

Segundo publicação da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, trata-se de uma doença inflamatória do trato gastrointestinal que afeta a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon). Porém, pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal.

Outro fato importante é o de que a doença é crônica, ou seja, não tem cura. Acredita-se que ela ocorra em consequência da "desregulação do sistema imunológico, ou seja, do sistema de defesa do organismo". De modo geral, o diagnóstico é feito por meio de exames de imagem, como a endoscopia, e também exames de sangue.

Como é feito o tratamento

O tratamento é realizado de acordo com as prescrições e orientações de um gastroentereologista e um nutricionista. O objetivo é o de reduzir a inflamação do intestino, promovendo alívio dos sintomas e afastando o risco de complicações.

O uso de medicamentos também pode ser indicado pelo médico que acompanha o paciente. Antibióticos, imunossupressores e corticóides fazem parte da lista. Em casos de deficiência de vitaminas e minerais em consequência da diarréia, suplementos podem ser indicados.

Entre as possíveis causas para a doença, estão: genética, tabagismo, alterações da microbiota intestinal e do sistema imunológico. 

Principais sintomas da Doença de Crohn

* Diarreia frequente;

* Sangue ou muco nas fezes;

* Dor abdominal;

* Vontade repentina para evacuar;

* Cansaço excessivo;

* Perda de apetite e peso;

* Febre.

*Com informações do Estadão Conteúdo e Tua Saúde