Emagrecer comendo o que gosta? Saiba como perder peso sem sofrer em dieta
Segundo especialistas da área da saúde, refeições monótonas e mal ajustadas acabam desmotivando quem quer perder peso. Aprenda a fazer trocas inteligentes
O verão está cada vez mais próximo. Época de banhos de mar, piscina e roupas mais leves. Faltando pouco mais de 3 meses para a estação mais quente do ano, há quem busque eliminar aqueles quilinhos extras para entrar em forma até o fim do ano.
E é exatamente em meio a corrida contra o tempo e a busca pelo emagrecimento que surgem as mais variadas dietas. A grande maioria delas associada à ideia de sacrifícios extremos e restrições alimentares severas.
>> Substituto do Ozempic: shot de canela e azeite emagrece 10 kg em 1 mês
>> Jojo Todynho fará cirurgia para retirar excesso de pele; quando é necessária?
>> Como a musicoterapia pode ajudar na sua saúde mental e física
Segundo especialistas da área da nutrição, refeições monótonas e mal ajustadas acabam desmotivando quem deseja perder peso a curto prazo. A privação pode, inclusive, gerar uma relação pouco saudável com a comida, levando a compulsão alimentar.
Porém, e se for possível emagrecer sem abrir mão dos alimentos que você realmente gosta? Que tal começar fazendo escolhas mais equilibradas, cortando excessos e grandes quantidades consumidas?
Assim como a medicina, a nutrição tem evoluído consideravelmente nos últimos anos. Por isso, a boa notícia é que emagrecer sem se privar de alguns prazeres da mesa não é só possível, mas também sustentável. O segredo é simples: buscar o equilíbrio, a moderação e o valor nutricional dos alimentos consumidos.
“Emagrecer comendo o que se gosta é possível e sustentável a longo prazo, desde que haja equilíbrio, controle e atenção à qualidade dos alimentos. A chave para o sucesso está em entender que a perda de peso não exige uma dieta restritiva, mas sim um ajuste nas porções e na forma como você se relaciona com a comida”, explica o nutrólogo Ronan Araujo.
Primeiro é preciso destacar que comer o que se gosta não significa exagerar nas porções, ok? Além disso, o princípio fundamental para emagrecer permanece o mesmo: consumir menos calorias do que se gasta.
Ronan fez uma lista para quem tem dúvidas de como praticar a alimentação consciente. Veja:
* Ao comer, evite distrações (TV ou celular);
* Mastigue devagar. Aprecie as cores, diferentes texturas e o sabor dos alimentos;
* Está satisfeito? Pare de comer! Nada de esperar ficar 'cheio'.
Faça trocas inteligentes
Você pode até não saber (ainda), mas muitos alimentos têm versões menos calóricas ou mais saudáveis. Trocar as frituras pelas versões assadas é um exemplo prático. Pequenos ajustes podem reduzir consideravelmente a ingestão calórica, sem sacrificar o prazer de comer.
Também é fundamental fazer um bom planejamento alimentar. Saber o que vai comer ao longo do dia ajuda a equilibrar a dieta, reduzindo as chances das famigeradas 'escapulidas'.
Além disso, caso haja uma programação especial, como aniversários e jantares, por exemplo, você pode planejar refeições mais leves durante o dia “compensando” o excesso calórico.
Faça atividades físicas. Mesmo a alimentação ocupando um papel central do processo de perda de peso, a prática constante de exercícios também é muito importante.
E lembre-se: antes de começar qualquer dieta, procure um nutrólogo, ou um nutricionista ou endocrinologista. Ser acompanhado por um profissional da área vai garantir um processo seguro, sem riscos para a saúde.
Emagrecer não precisa e nem deve ser uma experiência de sofrimento ou privações intensas. Mude aos poucos, respeitando o seu corpo e o seu paladar. Comer o que se gosta não precisa ser um obstáculo para o emagrecimento. O ideal mesmo é que faça parte de uma jornada mais prazerosa e sustentáve.