Um estudo realizado pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) concluiu que grande parte da população desconhece a importância da relação entre a medida da circunferência abdominal com a saúde. Além do proporcionar a “boa forma”, a prática de exercícios abdominais implica na melhora significativa de problemas posturais, de equilíbrio e ajuda até mesmo a respiração.
O abdômen tonificado está na lista das preferências de quem pratica atividade física. E segundo o preparador físico, Vinícius Possebon ainda dá tempo de preparar o corpo para o verão. “É comum ver as pessoas se preparando para o #projetoverão. Com a chegada da estação as pessoas querem ir a praia, piscinas e exibir os corpos em forma, mas a realidade, é que na maioria dos casos o corpo não está do jeito que havíamos planejado no começo do ano. Mas, mesmo parecendo ser um fator desanimador ele pode ser combatido com exercícios físicos eficazes”, comentou o preparador físico.
O preparador físico, Vinícius Possebon, criador do Programa Queima de 48 Horas, entende o desejo comum de ter uma barriga “sem gordura” no verão. O preparador também explica que não há como obter resultados de 10 meses de treinos em poucos dias, mas é possível alcançar mudanças perceptíveis na balança, nas roupas, na aparição e desenvolvimento de músculos.
Cada treino rápido (com duração de 6 a 15 minutos), intenso e específico para a área do abdômen é um passo a mais em direção a uma “barriga chapada”. Nesse sentido, o preparador preparou um treino para conquistar a “barriga chapada”.
“Essa meta é mais comum entre as mulheres. A barriga chapada também é chamada de ‘barriga negativa’ ou ‘barriga zero’ por algumas pessoas. Esse físico é marcado pelo abdômen ‘durinho’, mas sem a definição aparente dos músculos”, explicou o preparador.
Sequência de exercícios
Movimento 1: Burpees (colocação das mãos no chão à frente do corpo e chute)
Tempo de execução: 20 Segundos
Tempo de descanso: 20 Segundos
Movimento 2: Abdominal Canivete (deitado no chão com os braços e pernas estendidos fazer o movimento de canivete aproximando as mãos dos pés)
Tempo de execução: 20 Segundos
Tempo de descanso: 20 segundos
Repita 10 vezes a sequência de movimentos respeitando o tempo de descanso.