Recentemente, o cantor Zé Felipe (21), filho do sertanejo Leonardo, descobriu ser portador de espondilite anquilosante, uma doença crônica, inflamatória e que ainda não possui cura. A doença atinge as articulações do esqueleto axial, causando lesões nos ossos da cabeça, tórax e coluna, costas, joelhos, e quadris.
Em casos mais graves, a patologia pode provocar lesões nos olhos, coração, pulmão, intestinos e pele. Por causar inflamações nas juntas (artrite), principalmente no esqueleto axial (pescoço até o quadril), pessoas com espondilite têm crises de dor.
“Quando a pessoa está em crise, tem um quadro incapacitante, dá muita rigidez, não consegue se mexer direito”, ressalta o ortopedista Fabiano Nunes Farias.
A espondilite atinge mais homens do que mulheres, entre o final da adolescência até, em média, os 40 anos de idade. O diagnóstico precoce é importante para evitar a progressão da doença que, se não tratada, pode incapacitar o paciente.
Causas
As causas são desconhecidas, porém, sabe-se que está relacionada com a imunidade do próprio paciente. Não há cura para espondilite, apenas o tratamento com objetivo de diminuir as crises.
“Existe o tratamento com anti-inflamatório, que é para melhorar os sintomas, exercícios fisioterápicos e existem alguns remédios que ajudam a controlar essa doença e que agem basicamente na parte imunológica do indivíduo”, acrescenta o ortopedista.
O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento gratuito para essas e outras doenças reumáticas, com medicamentos e terapia física.
* Com informações de Portal R7