Saúde

Unidades de saúde de Domingos Martins organizam horário especial de atendimento aos homens durante o Novembro Azul

Oferta de serviços e programação diferenciada segue em algumas unidades da cidade até o dia 28 de novembro

Foto: Divulgação

O mês de novembro é dedicado ao cuidado com a saúde masculina. Apesar da pandemia, a campanha do Novembro Azul em Domingos Martins traz novas formas de manter esse cuidado em dia neste ano.

Até o próximo dia 28, algumas unidades de saúde do município serrano têm se dedicado aos pacientes em horário e atendimento especial. Nos locais, estão sendo realizados serviços como solicitação de PSA, exames, glicemia capilar, avaliação de pressão arterial, peso e altura, realização de teste rápido para sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros.

A campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce, principalmente em relação ao câncer de próstata, que é o segundo tipo mais comum entre os homens. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 65 mil casos desta doença podem surgir ainda este ano.

A responsável pelo Programa da Saúde da Mulher e do Homem, Tatiana Aparecida Bremenkamp, comenta que os homens são os mais vulneráveis às doenças, principalmente ao câncer de próstata. “Eles alegam que os horários de atendimento coincidem com seus horários de trabalho. Por este motivo, neste mês de novembro, as unidades de saúde estão oferecendo vários serviços em horários especiais”, informa.

Para o atendimento nos postos de Domingos Martins, é preciso levar o cartão de vacina, cartão nacional do SUS e um documento de identificação. Confira os horários e serviços oferecidos pelas unidades de saúde da cidade:

Unidade de Barcelos

Atendimento: 23 a 27 de novembro, das 7h30 às 9h
Serviços: exames de PSA (30 por dia) para homens acima de 50 anos ou menos de 50 anos que tenha histórico familiar ou queixa.

Unidade de Santa Isabel

Atendimento: 24 de novembro, das 16h às 20h
Serviços: consulta médica, aferição de PA, glicemia capilar e testes rápidos.

Unidade CMS – Sede

Atendimento: 28 de novembro, das 8h às 16h
Serviços: orientações de prevenção voltadas para a saúde do homem, consulta de Enfermagem para avaliações e encaminhamentos, solicitação de exames de PSA para homens acima de 50 anos ou a partir de 45 anos em caso de histórico familiar, exames de hepatite B e C, sífilis e HIV.

Pontos moeda