Quem nunca sentiu aquela coceirinha na garganta? O que parece um pequeno incômodo para alguns, pode ser um grande problema para outros. Acontece que, algumas vezes, ela acontece de forma mais intensa e causa um maior desconforto.
O otorrinolaringologista, Márcio César da Silva, explicou que podemos ter coceira na garganta por diversos motivos. Veja na lista abaixo:
– alergias
– contato com substâncias irritantes
– infecções
– quando dormimos de boca aberta
No caso das coceiras na garganta que acontecem quando dormimos de boca aberta, o especialista disse que trata-se de um sintoma comumente associado a problemas nasais.
“Outro ponto que deve ser mencionado é o refluxo. O ácido sobe para a Laringe, provocando a coceira e o famoso pigarro na garganta. O acúmulo de restos alimentares na amígdala também pode ocasionar o problema. É importante levar essa queixa para um otorrinolaringologista, para um correto diagnóstico”, disse ele.
Alergias podem contribuir para o surgimento de coceiras na garganta
De acordo com a alergista Karla Delevedove as alergias também podem estar associadas às coceiras. “A Rinite alérgica e a alergia alimentar são algumas delas”, disse.
Rinite alérgica: Segundo a especialista, trata-se de uma inflamação da mucosa do nariz, provocada por uma reação alérgica, levando ao surgimento de sintomas como espirros, coriza, tosse seca e coceira no nariz e garganta e olhos.
“Esta doença surge geralmente após o contato com substâncias alérgicas como poeira, pelo de animais, pólen ou fungos”, disse.
Alergia alimentar: Nesse caso, de acordo com Karla, acontece uma reação inflamatória exagerada a alguma proteína presente no alimento.
“Ela pode manifestar-se em diferentes regiões do corpo na pele, olhos, boca ou garganta. As alergias a frutas, por exemplo, podem causar coceira nos lábios”, explicou.
Além disso, pode também ocorrer inchaço em várias regiões do corpo, como a boca, pálpebras e a língua e provocar reações graves com dificuldades respiratórias.