Saúde

"Desafio está na vacinação de 90% dos idosos com reforço", diz secretário sobre risco muito baixo

Nésio destaca que ainda esta semana é possível que todas as microrregiões do ES alcancem 80% dos adultos com as duas doses das vacinas. A expecativa é de 90% dos adolescentes tenham se vacinado com, ao menos uma dose, até o fim da próxima semana

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Agência Brasil/ Tânia Rêgo

Desde o dia 08 de novembro, o Espírito Santo conta com a nova Classificação de Risco para as microrregiões do Estado. A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) era de que o mapa ficasse completamente azul até o fim do mês

De acordo com uma publicação do secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, em uma rede social, o desafio para atingir a meta é alcançar os 90% de cobertura vacinal com a dose de reforço em idosos. 

Na publicação, Nésio destaca que ainda esta semana é possível que todas as microrregiões do ES alcancem 80% dos adultos com as duas doses das vacinas. 

Além disso, a expecativa é de 90% dos adolescentes tenham se vacinado com, ao menos uma dose, até o fim da próxima semana. 

Foto: Reprodução/ Twitter

Leia mais: Microrregião Metropolitana: o que falta para entrar no "risco azul"?

Cobertura vacinal com 3ª dose é baixa entre os idosos em todo o ES

Apesar da expectativa da Secretaria de Estado da Saúde, o baixo número de pessoas que procuraram o sistema de saúde para receber a 3ª dose dos imunizates contra covid-19 deixa os capixabas mais distantes do "risco azul".

A microrregião Centro-Oeste é que apresenta o menor percentual de idosos vacinados com a dose de reforço contra covid-19. Apenas 39,96% dos maiores de 60 anos foram imunizado com a D3, um número bem distante da meta eletiva para o risco azul, que é de 90% de cobertura vacinal.

O melhor desempenho, até o momento, é da microrregião Central Serrana. Os municípios de Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina já vacinaram, juntos, 68,29% da população idosa com a terceira dose das vacinas contra covid-19.

Já na microrregião Metropolitana, o número de idosos imunizados com a dose de reforço atingiu a marca de 61,6%.

Veja os percentuais de 3ª dose aplicadas em idosos de todas as microrregiões do ES:

Centro-Oeste: 39,96%

Nordeste: 54,44%

Noroeste: 55,45%

Central-Sul: 58,87%

Rio Doce: 59,6%

Litoral Sul: 61,13%

Metropolitana: 61,6%

Caparaó: 63,42%

Sudoeste Serrana: 65,3%

Central Serrana: 68,29%


Pontos moeda