Ômicron no Brasil: Anvisa identifica primeiros casos em análise preliminar
A agência informou que após o resultado preliminar positivo de dois brasileiros, as amostras serão enviadas para análise laboratorial confirmatória
O Governo Federal informou, nesta terça-feira (30), por meio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que o Brasil pode ter os primeiros casos da nova variante da covid-19, a Ômicron, confirmados.
A agência informou que após o resultado preliminar positivo de dois brasileiros, as amostras serão enviadas para análise laboratorial confirmatória.
De acordo com a Anvisa, a primeira testagem foi em um homem, que estava na África do Sul e desembarcou no aeroporto de Guarulhos no último dia 23 de novembro. O teste inicial apontou resultado negativo.
O segundo teste, desta vez com sua esposa, foi realizado no dia 25. O casal estava se preparando para embarcar mais uma vez para o país africano. Ambos testaram positivo.
Diante dos resultados positivos, o laboratório Albert Einstein adotou a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras. O laboratório notificou a Anvisa sobre os resultados e iniciou os procedimentos para o sequenciamento genético nesta segunda-feira (29) e, em análise prévia, a variante Ômicron foi identificada em ambas as amostras.
De acordo com os protocolos nacionais, o material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético.
Segundo a Anvisa, o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo, foram notificadas e as medidas de saúde pública serão adotadas.
A agência também frisa que a entrada do passageiro em território nacional foi antes da data em que a Organização Mundial da Saúde (OMS), declarou a Ômicron como uma variante de preocupação.