Estressado? Veja 4 chás para acalmar
As preocupações e a ansiedade são muito comuns nos dias de hoje. Veja algumas dicas naturais que podem ajudar a descansar o corpo e a mente
Você tem se sentido ansioso ultimamente? Cansado e até mesmo com aquela sensação de aperto no peito? Chega em casa do trabalho ou de um dia cheio de estudos e não consegue descansar? Vai olhar a internet e fica ainda mais chateado?
Infelizmente, isso é algo bastante comum nos dias de hoje e, às vezes, é preciso uma ajudinha para ficarmos mais calmos e com a mente menos agitada.
Uma boa dica são os chás com efeitos calmantes, sedativos e até mesmo que dão aquele empurrãozinho para engatar no sono. Nós separamos algumas opções para você preparar em casa com dicas naturais e econômicas.
Capim cidreira (capim limão), hortelã, melissa (erva cidreira) e camomila são algumas das várias opções de ervas que ajudam nessa missão. O melhor é que elas são encontradas com facilidade em casas de produtos naturais, supermercados e padarias.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
Outros chás com os mesmos benefícios são os de folha de laranja, angélica, erva doce, maçã e mulungu. Entenda os benefícios e por que possuem efeito tranquilizante:
ERVA-DOCE: segundo especialistas, o chá de erva doce é recomendado pouco antes de dormir por promover uma sonolência leve. Mas ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não deve ser ingerido no momento em que for dormir. De maneira geral, os chás precisam de um tempo para começar a fazer efeito.
MAÇÃ: o chá de maçã possui polifenóis que ajudam no sono reparador. A dica é consumir uma hora antes de ir para a cama. Uma boa dica para potencializar seus efeitos é associa-lo a ervas como o mulungu. Conhecida também como corticeira e bico-de-papagaio, é uma planta medicinal.
Seu consumo não é indicado para pessoas que tomam medicamentos para hipertensão já que pode baixar ainda mais a pressão.
HORTELÃ: já o chá de hortelã, melhora o cansaço mental além de ser uma ótima opção para a digestão. Possui dois óleos essenciais (mentol e mentona) que apesar de agirem como estimulantes leves no sistema nervoso central, melhoram o foco em tarefas como estudo e leitura.
Chá de maracujá: aprenda a preparar um chá calmante
Uma das principais e mais conhecidas propriedades do maracujá é seu efeito calmante. O chá das folhas de maracujá é um grande aliado para quem sofre com ansiedade, insônia ou estresse.
É considerado um calmante natural por que promove relaxamento.
Possui flavonoide e alcaloide, duas substâncias importantes que tem ação direta no sistema nervoso central atuando como relaxante muscular e tranquilizante.
Nutricionistas alertam que, como as folhas também são ricas em substâncias com efeitos diuréticos, não deve ser consumido em excesso para evitar o risco de eliminar muita água do organismo e desidratar.
Para fazer o chá você vai precisar de folhas de maracujá e água. Confira o passo a passo:
Ingredientes:
. 2 folhas secas de maracujá 4 folhas frescas picadas;
. 3 copos de água
Modo de preparo:
1- Colocar as folhas em uma panela com 2 copos de água;
2- Deixar ferver por 10 minutos;
3- Após isso, acrescente o terceiro copo de água e deixe ferver por mais 10 minutos;
4- Coe em seguida e sirva.
Uma dica importante é beber o chá logo após o preparo pata evitar a oxidação dos componentes ativos. Porém, não é necessário consumir tudo de uma vez. Os chás podem conversar seus componentes por um período de até 24 horas.
LEIA MAIS: Você é perfeccionista? Saiba identificar sinais e como isso afeta sua vida