Café emagrece? Veja 3 receitas para melhorar no treino: "Melhor que Whey"
Consumir café antes de treinar resulta em uma queima mais eficaz durante o treino, além de outros benefícios; saiba mais
O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, perdendo o primeiro lugar apenas para a água, de acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Quando consumido corretamente, esse ingrediente, que está na casa da maioria dos brasileiros, pode ajudar na hora do treino.
Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo programa de nutrição da Bio Ritmo, explicou os diversos benefícios que o café tem.
1. Aumenta a energia
Um fator que não é segredo para ninguém é que a cafeína é uma substância que aumenta a energia. Segundo estudos, a cafeína já está na sua corrente sanguínea cerca de 15 minutos após o consumo.
LEIA TAMBÉM: É bom? Versátil e saboroso, abacate previne doenças; veja benefícios e receita com fruta
Uma vez nela, a pressão sanguínea e frequência cardíaca aumentam, os depósitos de gordura são decompostos e os ácidos graxos são liberados na corrente sanguínea, dando muita energia e chegando em seu pico de 40 a 80 minutos após o consumo.
2. Ajuda a queimar gordura
Outro poder do café é na queima de gordura. De acordo com uma pesquisa do National Library of Medicine, consumir café antes de treinar resulta em uma queima mais eficaz durante o treino.
LEIA TAMBÉM: Castanha rica em fibras emagrece e reduz o colesterol. Veja benefícios
Isso continua por várias horas após o exercício, já que o metabolismo, que é a capacidade do organismo de realizar processos como queima de células de gordura, é acelerado.
“O café coado possui apenas cafeína e, caso não seja adoçado, ele tem um total de 0 calorias além de ser um importante aliado na queima de gordura. Mas é importante frisar que o café é um aliado e não o principal fator. Para um resultado adequado e saudável é imprescindível a opinião do nutricionista”, ressalta Fúlvia.
3. Melhora o desempenho
De acordo com a posição da International Society of Sports Nutrition, a cafeína é eficaz para melhorar vários tipos de desempenho quando consumida em doses baixas a moderadas.
LEIA TAMBÉM: Funciona? Água de Alecrim cresce cabelo rápido: "Melhor que Minoxidil"
Para chegar a essa conclusão, a associação tem como base uma série de estudos científicos que mostram que o ativo ajuda a correr mais rápido, pedalar por mais tempo, pular mais alto e até levantar mais peso. Isso se mostra mais eficaz com a cafeína vinda do café e não isolada em suplementos.
4. Promove melhor concentração
Quando o pensamento é aguçado, os exercícios tornam-se mais produtivos e eficazes. Outra pesquisa mediu os efeitos cognitivos da cafeína em atletas.
LEIA TAMBÉM: Veja receita deliciosa e tradicional de Manjar de Coco: "Simples e rápida"
Os que consumiram cafeína antes de um treinamento físico intenso mostraram melhora na concentração e, consequentemente, na capacidade de sustentar mais intensidade nos exercícios.
5. Reduz a dor muscular
Consumir café pode reduzir a dor muscular pós-treino e encurtar o tempo de recuperação. Isso porque os antioxidantes da bebida atuam nos radicais livres que causam inflamação no corpo, segundo mostra pesquisa publicada na Academy of Nutrition and Dietetics.
LEIA TAMBÉM: Como usar o Alecrim? Médica receita chá, óleo e banho de assento: “Remédio natural”
Por fim, Fúlvia alerta sobre o uso moderado do café no dia a dia. “É importante alertar que mesmo trazendo super benefícios a cafeína também pode gerar ansiedade e insônia e por isso é importante entender melhor o seu corpo antes de colocá-la em sua rotina. O ideal é que para um adulto, a quantidade máxima de cafeína seja de 400 mg por dia. Mas claro, que isso também vai depender do volume corporal de cada indivíduo”, comenta a nutricionista.
Veja 3 receitas com café ideais para o pré e pós-treino
1. Shake de café energético
Ingredientes:
• 4 colheres (chá) de café solúvel puro;
• 3 colheres (chá) de cacau em pó;
• 2 xícaras (chá) de leite desnatado;
• 1 colher de sobremesa de pasta de nuts
• 1 colher (sopa) de linhaça;
• Canela, adoçante e cubos de gelo a gosto.
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador.
LEIA TAMBÉM: Alecrim é bom? Saiba para que serve a planta e os benefícios à saúde
2. Café termogênico
Ingredientes:
• 1 xícara de café solúvel (na intensidade que te agradar) preparado com água quente;
• 1 colher (sopa) de óleo de coco;
• 1 colher (café) de canela em pó;
• Gengibre a gosto;
Modo de Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em seguida.
LEIA TAMBÉM: Taioba: saiba benefícios da planta rica em ferro e vitaminas: "Remédio natural"
3. Café gelado com banana
Ingredientes:
• 1 banana média;
• 1 xícara de café coado gelado;
• 1 xícara de café coado em temperatura ambiente;
• Canela e adoçante (a gosto).
Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.
LEIA TAMBÉM:
>> Cúrcuma: especiaria anti-inflamatória previne câncer? Veja benefícios
>> Carboidrato emagrece? Médica explica dieta low carb. Veja o que pode comer
>> Óleo de cozinha é saudável? Saiba benefícios e quando usar cada um