Pode tomar Glifage para emagrecer? Médica explica perigos
Será mesmo que o uso do Glifage é recomendado por especialistas? Muitos utilizam o medicamento para emagrecer e médica explica os efeitos colaterais; entenda
O Glifage é um medicamento antidiabético de administração oral que contém cloridrato de metformina em sua formulação. Ele é utilizado principalmente no controle dos níveis de glicose no sangue, mas algumas pessoas têm usado para emagrecer.
O Glifage é recomendado principalmente para pacientes com diabetes tipo 2. Segundo a médica Juliana Toma, do Blog da Saúde, em alguns casos de diabetes tipo 1, o medicamento pode ser prescrito como parte do tratamento, em conjunto com mudanças no estilo de vida e o uso de insulina.
LEIA TAMBÉM: Carboidrato emagrece? Médica explica dieta low carb. Veja o que pode comer
Embora seja mais conhecido por seu uso em pacientes diabéticos, o Glifage também pode ser indicado para tratar a síndrome dos ovários policísticos, um distúrbio hormonal comum em mulheres, caracterizado pela presença de pequenos cistos nos ovários.
Entretanto, Juliana ressalta que, apesar de sua aplicação principal em condições relacionadas ao diabetes e aos ovários policísticos, o remédio é frequentemente associado à perda de peso.
O Glifage é utilizado por algumas pessoas sem a devida prescrição médica e acompanhamento adequado, o que não é aconselhável em qualquer situação.
LEIA TAMBÉM: Nutricionista receita chá de banana que emagrece 1 kg por dia: "Melhor que Ozempic"
É essencial compreender como esse medicamento atua no organismo, bem como se ele realmente pode auxiliar no emagrecimento.
Além disso, é fundamental estar ciente das situações em que seu uso é contraindicado e dos possíveis efeitos colaterais que pode provocar.
COMO O GLIFAGE AGE NO ORGANISMO?
O Glifage é um medicamento que contém cloridrato de metformina em sua composição. Este composto desempenha um papel fundamental no combate à hiperglicemia, que se refere ao excesso de açúcar no sangue.
Segundo a médica, devido a essa capacidade, o Glifage é indicado em alguns casos de diabetes.
Além de combater a hiperglicemia, o medicamento também atua na sensibilização das células à insulina, o que estimula a utilização das moléculas de glicose presentes no organismo.
LEIA TAMBÉM: Bicarbonato para limpar e melhorar saúde: saiba o que é e como usar super suplemento
Juliana Toma ainda relata que ele possui a capacidade de reduzir os níveis de glicose no sangue, pois consegue retardar a sua síntese no fígado e a sua absorção no intestino. Saiba o que a metformina faz:
1. Reduz a produção de glicose no fígado inibindo a gliconeogênese.
2. Aumenta a sensibilidade do tecido periférico à insulina, melhorando assim a captação de glicose.
3. Aumenta a captação de glicose em células musculares.
4. Reduz a absorção de glicose do intestino e reduz a absorção de gordura.
5. Aumenta a excreção de glicose na urina.
GLIFAGE EMAGRECE?
Os medicamentos para emagrecer continuam atraindo a atenção de muitas pessoas em todo o mundo.
De acordo com Juliana Toma, “não apenas medicamentos feitos para isso, muitos remédios que são fabricados para outros usos costumam cair nas graças de quem quer emagrecer, fazendo uso de medicações para os mais diversos problemas de saúde, esperando perder alguns quilos com isso”.
LEIA TAMBÉM: Ora-pro-nóbis: "Planta é remédio natural". Biomédico fala benefícios, indicação e como consumir
A médica afirma que a automedicação pode ser extremamente perigosa, podendo acarretar sérios problemas de saúde. Isso se aplica igualmente ao Glifage, o qual deve ser utilizado somente sob orientação médica.
“Uma vez que já entendemos que o Glifage age na redução dos níveis de açúcar no sangue, podemos compreender como ele age na questão do emagrecimento, uma vez que o excesso de insulina no sangue estimula a sensação de fome e o acúmulo de gordura, que podem levar a um ganho de peso”.
LEIA TAMBÉM: Câncer? Médico explica perigos de vitamina em excesso e para que serve C, D e K
Portanto, é verdade que o medicamento pode contribuir para a perda de peso e o emagrecimento, ao reduzir os níveis de açúcar no sangue.
EFEITOS COLATERAIS
Assim como ocorre com qualquer medicação, o uso do Glifage pode estar relacionado a possíveis efeitos colaterais. Esses efeitos podem variar, abrangendo desde reações mais comuns até aquelas mais raras, incluindo:
• Sensação de náusea e/ou Vômito;
• Diarreia;
• Dor de barriga;
• Perda ou redução de apetite;
• Alterações no paladar;
• Deficiência de vitamina B12 (cobalamina);
• Apresentação de reações na pele como urticária, coceira e/ou vermelhidão;
• Alterações em funções e exames relacionados ao fígado.
Juliana Toma recomenda sempre ler a bula do remédio e buscar uma opinião médica em qualquer dúvida relacionada a seu uso ou posologia da medicação.
LEIA TAMBÉM: Manteiga ou margarina: qual é mais saudável? Vídeo revela caloria, gordura e de que é feita: "Faz mal?"
CONTRAINDICAÇÕES
Os medicamentos com base no cloridrato de metformina, assim como a maioria das medicações, possui algumas contraindicações, como:
• Pessoas que possuam hipersensibilidade ao cloridrato de metformina ou algum outro composto presente na fórmula, ou no processo de encapsulação do medicamento;
• Durante o período da gravidez;
• Insuficiência ou disfunção por parte dos rins;
• Cetoacidose ou pré-coma diabético;
• Situações que possuam um potencial de gerar alterações funcionais nos rins, como a desidratação, de infecções graves, febre e entre outros;
• Insuficiência cardíaca ou respiratória;
• Alcoolismo;
• Pré ou pós-realização de cirurgias eletivas de grande porte (contate seu médico responsável para mais informações em relação a processos cirúrgicos e uso de medicamentos).
"Não é recomendado o uso de qualquer remédio sem a prescrição médica, de maneira que caso vá fazer uso de uma medicação, busque auxílio profissional e relate os sintomas e motivos para a utilização do medicamento e qualquer possível contraindicação que possa ser associada, como medicamentos de uso contínuo e problemas prévios ou atuais de saúde", finaliza Juliana Toma.
LEIA TAMBÉM: Receita: bruxo revela como fazer chá relaxante para dormir sem remédio; veja benefícios