Saúde

Dias quentes: veja dicas de como manter as crianças hidratadas

Apesar de parecer uma tarefa fácil, nem sempre é assim. Nutricionista infantil dá sugestões para manter longe o risco de desidratação durante os dias muito quentes

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Freepik

Os últimos dias não têm sido nada fáceis quando se fala em calor. Com os termômetros marcando entre 33 °C e 34 °C, e uma sensação térmica na faixa dos 40 ºC, as altas temperaturas vêm causando uma onda de mal-estar em muitas pessoas. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Crianças e idosos fazem parte do grupo que mais podem sentir as consequências do calorão. Por esse motivo, é importante ficar atento e evitar qualquer risco de desidratação. Mas o que fazer? Por que beber água é tão importante?

“A água é fundamental para manter a temperatura corporal. Em dias mais quentes, a gente perde mais líquido na transpiração e precisamos repor esse líquido para evitar a desidratação. Além de tomar muita água, muito líquido, consumir outros alimentos ricos em água vai ajudar muito nesse processo de manter a criança hidratada”, explica a nutricionista infantil Gláucia Cunha.

Muitas crianças têm dificuldade de consumir a quantidade adequada de líquido. A criatividade, então, surge como saída para driblar essa situação. Uma boa dica é caprichar na água bem geladinha. Algumas pedrinhas de gelo podem se tornar motivo de diversão.

Acrescente sabor na água

A água saborizada também é uma boa alternativa, afirma a nutricionista. “Coloque umas rodelinhas de limão, folhas de hortelã, rodelas de laranja, morango. Tudo isso vai deixar a água com um pouquinho mais sabor. Outra boa opção é a águade coco, mas sem exageros”, ensina.

Aposte nas frutas certas

Frutas são excelentes aliadas para manter o corpo hidratado, porém, é preciso apostar naquelas ricas em água. Veja algumas opções que ajudam a manter a criança hidratada: 

* Melancia;
* Melão;
* Laranja;

Uva;
* Morango;
* Abacaxi.

Picolés de fruta

Ms e quando a criança não gosta de frutas? Calma, nem tudo está perdido. Tm jeito para isso, sim. De acordo com a nutricionista, um picolé natural pode ser uma ótima opção! Porém, deve ser o mais natural possível.

“Picolé com água de coco e frutas cortadinhas, água de coco batida com manga ou morango, são ótimas opções”, afirma Gláucia.

Além do picolé, uma boa dica são os sorvetes feitos em casa. “Para essas receitas, abanana é a melhor opção, porque ela dá a consistência mais cremosa e a gente pode misturar com outras frutas congeladas para dar o sabor diferente ao sorvete. Para fazer um sorvete de morango, por exemplo, é só bater banana e morango congelados”, finaliza.

LEIA TAMBÉM: Noites de calor extremo, sono ruim? Veja 5 dicas para dormir melhor