Saúde

Vitória é eleita 2° melhor cidade para se envelhecer aponta estudo

No ranking, a capital ficou atrás apenas da cidade de São Caetano do Sul, município localizado no ABC Paulista, região metropolitana de São Paulo

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Pixabay

Em recente pesquisa Vítória foi eleita a 2° melhor cidade para se envelhecer em 2023. Os dados divulgados pelo Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade(IDL), apontaram que a capital é ideal para pessoas com mais de 60 anos viveram.

O desempenho da capital excelente, no ranking ficou atrás apenas da cidade de São Caetano do Sul, município localizado no ABC Paulista, região metropolitana de São Paulo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para ranquear as cidades brasileiras, foram levados em consideração três indicadores: saúde, economia e socioambiental.

Vitória se destaca por possuir um Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai), serviço destinado à pessoas acima de 60 anos moradores do município. O Crai recebe pessoas com agravo de saúde, comprometimento da capacidade funcional e doenças incapacitantes.

LEIA TAMBÉM: Gêmeos de Colatina completam 1 mês; entenda desafios de prematuros

Para ter acesso ao serviço, é preciso ter um encaminhamento feito pelo médico de uma unidade Básica de Saúde do bairro que residir  e uma avaliação clínico-funcional pela equipe da Atenção Básica responsável por seu acompanhamento.

O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL 2023), foi desenvolvido pelo Instituto de Longevidade, que determina o grau de preparação dos 5.570 municípios brasileiros para oferecer qualidade de vida às pessoas com 60 anos ou mais.

O ranking é definido a partir da análise de dados públicos. São consultadas fontes como IBGE, DataSUS e INSS.

LEIA TAMBÉM: Óleo de cozinha é saudável? Saiba benefícios e quando usar cada um