Ações com foco na saúde do homem em Unidades de Saúde da Grande Vitória
As atividades acontecem até o fim do mês em alusão ao Novembro Azul. Veja datas e horários nas Unidades de Saúde de Vila Velha, Cariacica e Vitória
O Outubro Rosa e a ampla campanha de conscientização sobre o câncer de mama passaram. Agora o espaço é todo voltado para o Novembro Azul e os alertas sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina, em especial com o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Mais que apenas informar a população, a iniciativa tem por objetivo desmistificar tabus que cercam a saúde do homem.
LEIA TAMBÉM:
>> Endometriose: uso de anticoncepcionais pode mascarar os sintomas
>> ES lança plataforma integrada de saúde com acesso a histórico do SUS
>> Alergia grave: pesquisadores criam 1ª caneta de adrenalina brasileira
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2024 é de mais de 70 mil novos casos no Brasil.
Em Vila Velha, ao longo desta e da próxima semana, 19 Unidades de Saúde da Cidade vão realizar atividades voltadas o público masculino.
A Unidade de Saúde de Praia de Gaivotas abre a programação da semana, nesta segunda-feira (11), com atendimentos até as 17 horas. No local, serão ofertados atendimentos médicos e odontológicos para usuários agendados com antecedência.
Também serão realizados testes rápidos para identificar infecções sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação e aferição de pressão arterial e glicemia capilar, por livre demanda.
Já na quarta-feira (13), a programação especial vai acontecer nas Unidades de Saúde do Ibes, Jaburuna e de Vila Batista. Na quinta-feira (14), a oferta de serviços será em Jardim Colorado, São Torquato e Ataíde.
Segundo a secretária de Saúde do município, o homem costuma procurar menos os serviços de saúde. Com as ações ao longo do mês, o objetivo é ampliar o acesso aos cuidados.
“O homem costuma buscar menos pelo serviço de saúde e, com essas ações que vão acontecer ao longo do mês de novembro, estamos ampliando esse acesso, seja com os atendimentos ao longo da semana, inclusive em horário noturno e também aos sábados. Eles serão acolhidos pelas nossas equipes e terão os cuidados necessários para garantir uma melhor qualidade de vida”, afirmou Cátia Lisboa.
SERVIÇO
*Ações nas Unidades de Saúde de Vila Velha
- USF Gaivotas: 11/11 (segunda-feira): das 8 às 17 horas;
- USF Jaburuna: 13/11 (quarta-feira): das 15 às 17 horas;
- USF Jardim Colorado: 14/11 (quinta-feira): das 7 às 13 horas;
- USF Vila Batista: 13 e 27 (quarta-feira): às 14 horas;
- USF São Torquato: 14/11: das 8 às 16 horas;
- USF Ataíde: 14/11 (quinta-feira): às 8 horas;
- USF Morada da Barra: 18/11 (segunda-feira): às 14 horas;
- USF Vila Garrido: 22/11 (sexta-feira): das 8 às 18 horas;
- USF Ulisses Guimarães: 23/11 (sábado): das 8 às 15 horas;
- USF Coqueiral de Itaparica: 25 a 29/11 (segunda a sexta-feira): das 17 às 21 horas;
- USF Vila Nova: 27 e 28/11 (quarta e quinta-feira): das 17 às 21 horas;
- USF Santa Rita: 29/11 (sexta-feira): das 8 às 16 horas;
- USF Paul: 30/11 (sábado): das 8 às 15 horas;
- USF Dom João Batista: 30/11 (sábado): das 8 às 16 horas;
- USF Terra Vermelha: 29/11 (sexta-feira): das 8 às 16 horas;
- USF Ponta da Fruta: 22/11 (sexta-feira): das 9 às 11 horas - Balneário - Igreja Batista (ponto final);
- USF Ponta da Fruta: 29/11 (sexta-feira): das 9 às 14 horas - Fazenda Liberdade - Córrego;
- USF Jabaeté: 29/11: 8 às 12 horas.
Em Cariacica, as atividades nas UBS contarão com palestras, rodas de conversa e testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), e serviços de promoção do autocuidado. Mércia Rita Schmidt, Gerente de Ações Estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde, destaca que a prevenção deve ser constante e não limitada a um mês específico.
"A doença não escolhe dia para se manifestar. É essencial que os homens busquem atendimento e realizem exames de rotina todos os anos".
*Ações nas Unidades de Saúde de Cariacica
- UBS Santa Fé − 07/11 (13h30): testes rápidos para ISTs, solicitação de exame PSA e exames de rotina, palestra e orientações nos grupos de idosos e saúde mental;
- UBS Mucuri - 08/11 (8h às 11h): testes rápidos para ISTs, aferição de pressão arterial, agendamento de consultas, tira-dúvidas sobre procedimentos e vacinação;
- UBS Santa Luzia - 11/11 (8h): testes rápidos para ISTs, solicitação de exames de rotina, aferição de pressão e palestra sobre saúde do homem;
- UBS Santana - 12/11 (8h às 10h): testes rápidos para ISTs, solicitação de exames de rotina, aferição de pressão arterial, palestra sobre saúde do homem.
* UBS Campo Verde - 12/11 e 27 a 29/11
- 12/11 (8h30): Palestra para adolescentes;
- 27 a 29/11: Orientações sobre câncer de próstata, teste rápido e outros serviços.
* UBS São Geraldo - 13 e 19/11 (8h às 11h)
- Testes rápidos para ISTs, roda de conversa sobre câncer de próstata, planejamento familiar, cuidados com saúde bucal, distribuição e informações sobre uso do preservativo.
* UBS Jardim América - 14/11 (8h)
- Testes rápidos para ISTs, solicitação de exames de rotina, palestra sobre saúde do homem.
* UBS Novo Brasil - 14/11 (8h)
- Testes rápidos para ISTs, palestra sobre câncer de próstata, café da manhã, vacinação, encaminhamento para vasectomia e planejamento familiar.
* UBS Bela Aurora - 14/11 (9h)
- Testes rápidos para ISTs, solicitação de exames de rotina, palestra sobre saúde do homem e planejamento familiar.
* UBS Santa Bárbara - 14/11 (8h30)
Testes rápidos para ISTs, solicitação de exames de rotina,vacinaçãio e palestra sobre saúde do homem, café da manhã compartilhado e sorteio de brindes..
* UBS Valparaíso - 18/11 (13h30)
- Testes rápidos para ISTs, solicitação de exames de rotina, palestra sobre saúde do homem.
* UBS São Francisco - 19/11 (8h)
- Testes rápidos para ISTs, solicitação de exames de rotina, roda de conversa sobre saúde do homem.
* UBS Itaquari - 21/11 (8h)
- Testes rápidos para ISTs, solicitação de exames de rotina, palestra sobre saúde do homem e promoção da vacinação contra o HPV para crianças e adolescentes de até 15 anos do sexo masculino.
* UBS Operário - 21/11 (7h às 12h)
- Testes rápidos para ISTs, agendamento de consultas, solicitação de exames de rotina, cuidados com saúde bucal, vacinação, palestras sobre câncer de próstata, alimentação e tabagismo.
* UBS Nova Brasília - 22/11 (13h)
- Testes rápidos para ISTs, agendamento de teste de PSA, aferição de pressão arterial, vacinação e palestra sobre prevenção e cuidados com câncer de próstata para homens acima de 40 anos.
* UBS Cariacica-Sede - 22/11 (8h)
- Testes rápidos para ISTs, palestra sobre câncer de próstata e outros serviços de saúde.
* UBS Rio Marinho - 22/11 (13h)
- Testes rápidos para ISTs, prática corporal com atividade física e roda de conversa com educador físico, enfermeira e nutricionista.
* UBS Padre Gabriel - 25 e 29/11 (9h às 11h)
- Testes rápidos para ISTs, aferição de pressão arterial, atualização do esquema vacinal e palestras sobre doenças que afetam os homens, alimentação saudável, prática de atividades físicas, sexualidade e planejamento familiar.
* UBS Flexal II - 28/11 (9h)
Testes rápidos para ISTs, solicitação de exames de rotina, palestra sobre saúde do homem e alimentação saudável.
Em Vitória, foram ampliados os exames de PSA durante todo o mês de novembro. Segundo a secretaria de Saúde, são disponibilizados, em média, 1.200 exames por mês, porém, devido a campanha, serão disponibilizados 2.400 exames de PSA.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estarão realizando atividades voltadas à saúde integral dos homens, como conscientização sobre o câncer de próstata, atendimentos em horário estendido durante a semana com oferta de avaliação da saúde bucal, testes rápidos para IST, solicitação de exames laboratoriais, atualização do cartão de vacinas e outras atividades de rotina que contemplam a população masculina nas diferentes faixas etárias.
Consultas e exames especializados com urologistas para os homens também foram ampliados (70 vagas a mais este mês) e o teste ergométrico passou para 250 vagas neste mês.