• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Células-tronco ajudam a recuperar coração, aponta estudo

Saúde

Células-tronco ajudam a recuperar coração, aponta estudo

Segundo levantamento, no Brasil 92 mil casos de morte por infarto agudo do miocárdio, problema que quando não mata pode deixar sequelas, foram registrados

Foto: Divulgação / Pexel

Um estudo publicado na revista científica Nature mostra os avanços nas pesquisas científicas envolvendo o uso de células-tronco para regeneração do tecido cardíaco.

Por ano, as doenças do coração matam aproximadamente 17 milhões de pessoas em todo o mundo. A possibilidade de recuperar da melhor forma o coração desses pacientes é estudada há décadas, embora as evidências da eficácia do uso de células-tronco ainda sejam escassas.

Na Nature, o estudo conduzido pelo pesquisador de biologia cardiovascular, Jeffery Molkentin, do Hospital Infantil de Cincinnati, nos Estados Unidos, identificou duas terapias comuns com células-tronco que desencadeiam células imunes, chamadas macrófagos, que ajudam a reparar o tecido da área do coração danificada, melhorando a função do órgão.

Os pesquisadores injetaram em ratos que haviam sido privados de oxigênio (simulando um ataque cardíaco) dois tipos de células usadas nas terapias com células-tronco. Ao final, descobriu-se que os animais que haviam recebido as injeções de células tiveram uma recuperação da função cardíaca significativamente melhor do que aqueles que tomaram placebo.

Os cientistas também testaram o uso de um composto químico chamado zymosan, conhecido por provocar uma resposta imune. Os animais que receberam a substância tiveram um resultado ainda mais positivo do que com as células-tronco.

Com informações do Portal R7!