Saúde

Saiba quais são os tratamentos faciais mais procurados em 2019

Tratamentos para manchas na pele, acne e queimaduras, além de procedimentos para combater o envelhecimento, são os mais procurados

Foto: Pixabay

Com a popularização dos tratamentos estéticos, que oferecem resultados cada vez mais naturais, a busca pela beleza e pela juventude está cada vez mais em evidência, principalmente entre os brasileiros. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que mais realizam procedimentos estéticos, principalmente os faciais.

A médica dermatologista Patrícia Holderbaum, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explica a relação entre os cuidados estéticos com a pele e comenta os procedimentos faciais mais procurados em 2019, destacando novas tecnologias. “O brasileiro sempre teve um culto ao corpo e à beleza muito forte, e isso acaba refletindo dentro das clínicas de estética e dermatologia, onde cada vez mais as pessoas querem prolongar a juventude e a forma física. Além disso, como o Brasil é um país tropical com alta incidência do sol, os tratamentos estéticos geralmente são orientados também a combater os efeitos nocivos dos raios solares, que são um dos principais agentes do envelhecimento precoce da pele. Desta forma, com base nos atendimentos que faço na minha clínica, destaco seis tratamentos que estiveram em alta neste ano, que aliam beleza e saúde”.

Confira os 6 tratamentos em destaque

Preenchimento com ácido hialurônico

Este é um dos tratamentos mais buscados em qualquer clínica de estética no País, por ser um dos melhores métodos para atenuar rugas estáticas, corrigir imperfeições e assimetrias do rosto e melhorar a hidratação da pele. O ácido hialurônico mantém vivas as fibras de colágeno que dão sustentação à pele, já que com o passar dos anos a produção diminui, comprometendo a elasticidade. Além disso, é um tratamento muito seguro, pois como o ácido hialurônico é uma substância presente no nosso corpo, não existe risco de rejeição.

O preenchimento com ácido hialurônico é indicado para a região dos olhos, bigode chinês, maçãs do rosto, preencher sulcos e fazer uma remodelação das linhas da face sem necessidade de cortes ou cirurgia. Outra vantagem é a duração, que é de até 20 meses.

Toxina botulínica (Botox®)

A toxina botulínica continua sendo a queridinha da estética. A aplicação dela é muito recomendada para amenizar a aparência das rugas dinâmicas e de expressão, já que ela age bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo a contração muscular.

Os efeitos são rápidos e podem ser percebidos em até cinco dias após a aplicação, e a toxina botulínica pode ser usada em qualquer tipo de pele.

Sculptra®

Os bioestimuladores de colágeno estão com tudo e hoje ocupam um lugar de muito destaque dentro das clínicas estéticas por promover o rejuvenescimento sem dar volume, mantendo a aparência natural. O Sculptra®, da marca Galderma, é feito à base de ácido poli-L-lático, e pode aumentar em até 400% a produção das células da pele, melhorando a elasticidade, tratando linhas e rugas, preenchendo sulcos e atenuando a flacidez.

Os resultados incríveis do Sculptra® aparecem já na primeira sessão e a substância dura até dois anos! Além disso, o paciente pode retomar suas atividades cotidianas imediatamente.

Blefaroplastia

A área dos olhos é uma das que mais sofrem com o envelhecimento, já que é uma das partes que mais notamos na outra pessoa. E com o tempo, vão aparecendo bolsas de gordura embaixo dos olhos e as pálpebras, tanto superiores quanto inferiores, tendem a ficar caídas, dando um semblante triste e até mesmo prejudicando a visão.

A blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de pele e as bolsas de gordura das pálpebras, conferindo um aspecto mais jovem à região dos olhos e melhorando também o campo visual.

Alguns cuidados básicos são necessários, mas o procedimento é simples, não necessita internação, e as cicatrizes são mínimas, ficando escondidas nas dobras da pálpebra. Além disso, com o tempo, a tendência é que elas fiquem imperceptíveis.

Ultraformer III

O Ultraformer III é um aparelho de última geração que se tornou o preferido das celebridades ao redor do mundo. Ele combina o ultrassom micro e macrofocado, que são ajustados de acordo com a área a ser tratada e os objetivos.

O ultrassom alcança as camadas de gordura e os locais onde a pele é mais espessa, tratando a flacidez e promovendo a quebra das células de gordura no corpo. Já no rosto, o Ultraformer 3 utiliza ponteiras específicas que estimulam a produção de colágeno natural do paciente, promovendo um efeito lifting, afinando o rosto e redefinindo as linhas, além de atenuar rugas e linhas finas.

Spectra XT

Esse aparelho foi uma verdadeira revolução no mundo da estética! Desenvolvido na Ásia, região cujas peles são as mais bem cuidadas do mundo, o Spectra XT é um dos melhores lasers para remoção de tatuagem e micropigmentação, e é a única plataforma aprovada pelo FDA para tratamento de melasma. A tecnologia do laser do Spectra é capaz de clarear, estabilizar e impedir que o melasma volte, com total segurança e eficiência.

E para remoção de tatuagens e sobrancelhas definitivas, não tem nada melhor! A velocidade do laser é ultrarrápida, disparando a luz em nanossegundos, atingindo somente o pigmento da tinta e preservando a pele. E o melhor: o Spectra XT pode ser usado em qualquer parte do corpo, e em peles de todos os fototipos!

Além disso, o aparelho também é indicado para clareamento de manchas e olheiras, tratamento de cicatrizes, poros dilatados, acne, onicomicose, nevus de Ota, poiquilodermia de Civatte, telangiectasias (vasos), rosácea, e para conferir à pele um aspecto mais saudável e rejuvenescido.

Atenção para a escolha do médico!

Apesar da grande oferta de clínicas e tratamentos estéticos, Dra. Patrícia alerta para a necessidade de avaliação médica com um profissional capacitado e qualificado, para que seja feito um diagnóstico preciso do paciente e realizado os procedimentos mais adequados para cada caso.

Segundo a médica, “o dermatologista é o médico especialista em tratamento de problemas médicos ou estéticos da pele, cabelo e unhas, e o título de especialista em dermatologia exige o Registro de Qualificação de especialista (RQE) junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM), certificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pela Associação Médica Brasileira.

É sempre importante que o paciente verifique se o profissional que ele escolheu está registrado para que seja oferecido um tratamento seguro e de qualidade”. Os registros dos médicos podem ser consultados nos sites dos conselhos de medicina de cada estado.

Pontos moeda