Seis pessoas que morreram de gripe no ES são da Grande Vitória
Segundo a Sesa, quatro mortes aconteceram em apenas uma semana, entre os dias 6 e 12 deste mês. As outras duas ocorreram na semana passada
O vírus Influenza, causador da gripe, foi responsável pela morte de seis capixabas nas últimas semanas, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na noite desta terça-feira (28).
Quatro mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pela Influenza aconteceram em apenas uma semana, entre os dias 6 e 12 deste mês. As outras duas ocorreram na semana passada, segundo dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).
Ao longo de todo o ano, a Sesa registrou 38 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus da gripe.
Durante pronunciamento realizado no início da tarde desta terça-feira, o secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, chegou a informar que o Espírito Santo havia registrado cinco mortes nos últimos 25 dias. Entretanto, o boletim da Sesa corrigiu esse número para seis.
A secretaria informou ainda que uma dessas vítimas tinha mais de 90 anos de idade, uma tinha de 80 a 89, três eram da faixa etária de 70 a 79 anos e outra tinha entre 40 e 49 anos.
Três vítimas eram moradoras de Cariacica, outras duas residiam em Vitória e uma morava na Serra. Os bairros não foram divulgados.
ES tem predominância do subtipo H3N2 da Influenza
Ainda segundo a Sesa, os exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) indicam a predominância do subtipo H3N2 da Influenza A. No entanto, ainda não há confirmação sobre a circulação da variante Darwin em território capixaba.
A Secretaria da Saúde ainda aguarda resultados de sequenciamentos genéticos de amostras encaminhados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para saber se essa cepa já está presente no estado.
A Sesa informou ainda que, das 17.186 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas neste ano, 519 foram confirmadas para Influenza A, com uma positividade de 3,02% das amostras.
A secretaria ressalta também que aguarda o restabelecimento do sistema de notificação do Ministério da Saúde para ter o balanço completo sobre a Influenza no Espírito Santo.
LEIA TAMBÉM:
>> Vitória vai ampliar horário de atendimento nas unidades de saúde
>> Gripe e covid: veja como reduzir riscos para não ficar doente
>> Gripe no ES: pacientes reclamam de filas e demora no atendimento nos PAs da Grande Vitória