Saúde

Viana Vacinada: meia dose da vacina contra a covid-19 é eficaz, divulga coordenadora do estudo

A médica Valéria Valim publicou a informação em uma rede social para comemorar a premiação do projeto em um concurso promovido pelo Congresso Brasileiro de Infectologia

Foto: Larissa Barcelos | TV Vitória

A médica que coordena o estudo "Viana Vacinada" divulgou que meia dose da vacina contra a covid-19 tem o mesmo efeito que a quantidade de dose padrão.

Valéria Valim publicou a informação em sua conta no Instagram para comemorar a premiação do projeto, que alcançou o segundo lugar num concurso promovido pelo Congresso Brasileiro de Infectologia, na última sexta-feira (17), em Goiânia (GO).

"Os resultados do projeto Viana confirmaram que meia dose foi semelhante à dose padrão para prevenção de casos novos, internações e óbitos. O estudo foi premiado no Congresso Brasileiro de Infectologia na sexta-feira, em Goiânia", postou.

A assessoria do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam - Ufes) foi procurada para confirmar a informação, mas respondeu que a médica só estaria disponível para entrevistas na segunda-feira (20).

Foto: Reprodução / Instagram

Entenda o projeto Viana Vacinada

O projeto Viana Vacinada é um estudo científico denominado “Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19”, que tem o intuito de avaliar a capacidade da meia dose da vacina Astrazeneca (Oxford/Fiocruz) reduzir o número de casos de covid-19 no município de Viana.

Ele foi lançado com aplicação da primeira meia dose em 13 de junho em 19.584 participantes, entre 18 e 49 anos, cerca de 72% da população elegível para a pesquisa, número tido como satisfatório. Desse total de voluntários, 572 foram destacados para serem monitorados com coleta de amostras sanguíneas. É deste grupo que saem as estatísticas sobre resposta imune humoral (produção de anticorpos neutralizantes) e celular do estudo. Neste fim de semana, houve a terceira coleta de sangue.

Com a execução do projeto na cidade, Viana alcançou a marca de 100% da população vacinada com a primeira dose.

O estudo é coordenado por equipes de pesquisadores do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo (Hucam-Ufes/EBSERH) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O projeto foi aprovado no Comitê de Ética do Hucam-Ufes, pela Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (Conep) e será executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Fiocruz, Hucam-Ufes, Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e Prefeitura de Viana.