Sim! O mel pode representar um risco para bebês com menos de 1 ano de idade. O motivo? A possibilidade de contaminação pela bactéria chamada Clostridium botulinum, que pode causar botulismo infantil. A condição é extremamente grave e pode afetar o sistema nervoso, causando fraqueza muscular, dificuldades respiratórias além de outros problemas.
É importante destacar que o sistema digestivo dos bebês menores de 1 ano ainda não está totalmente desenvolvido para lidar com a bactéria, tornando-os mais suscetíveis à doença.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Em entrevista ao site de notícias R7, a pediatra Anna Bohn, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, alerta que apesar de ser rico em vitaminas, pode ser fatal para bebês de até um ano de idade.
“Essa recomendação existe por conta de uma doença chamada botulismo, transmitida a partir de comidas enlatadas ou em conserva que estejam contaminadas com a bactéria que causa essa doença, entre elas o mel. Por razões não totalmente conhecidas, algumas crianças menores de 1 ano são mais suscetíveis, e, quando essas bactérias são ingeridas acidentalmente, caindo no trato gastrointestinal, podem produzir toxinas mais intensamente.”
Casos de botulismo são raros
É fato que, o botulismo é uma doença rara e a intoxicação não é certeira em todos os casos. Porém, o consumo de mel (ou outros alimentos enlatados) é fortemente relacionado com casos da doença ocorrendo antes do primeiro ano de vida da criança.
Sintomas de botulismo infantil
Segundo o Manual MSD de Saúde para a Família, o intestino preso é o primeiro sintoma em 90% dos bebês com botulismo.
Em seguida, os músculos ficam fracos. O processo começa pela cabeça e segue por outras áreas do corpo até alcançar os braços, as pernas e os músculos, comprometendo a respiração. O volume de baba pode aumentar e o choro torna-se mais fraco.
Tratamento
O tratamento para o botulismo infantil é a Imunoglobulina botulínica e deve começar o mais rápido possível diante da suspeita da doença. Não é aconselhado esperar pelos resultados de testes.
Os bebês são hospitalizados e os médicos tomam medidas para evitar piora no quadro. O uso de ventilador mecânico é indicado, pois ajuda na respiração. Mas o que é a Imunoglobulina botulínica? São anticorpos obtidos de doadores humanos. Esses anticorpos agem contra a toxina botulínica.
De acordo com o MSD, nesse caso, os antibióticos não resolvem já que o problema principal é a toxina que já foi produzida pelas bactérias.
Quando introduzir o mel na alimentação da criança de forma segura?
A recomendação, segundo pediatras ouvidas pelo R7, é de que o mel seja oferecido somente de forma pontual. Além disso, não é indicado o consumo de alimentos adoçados com mel antes dos dois anos de idade.
O ideal é investir em uma alimentação mais natural e balanceada, sem açúcar e sem processados (e ultraprocessados).
Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes fortalece o sistema imunológico e reduz as chances da criança desenvolver doenças crônicas na vida adulta, como: obesidade, diabetes e hipertensão.
LEIA TAMBÉM: Em iniciativa inédita, grupo discute ações para ES virar “Estado Saúde”