Saúde

Unha encravada: aprenda a evitar o problema e a aliviar a dor com 6 dicas

Manter uma boa higiene, escolher calçados adequados e cortar as unhas corretamente são apenas alguns dos passos essenciais para manter a saúde das unhas

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik @kroshka_nastya

A unha encravada é um problema comum e que afeta inúmeras pessoas, causando desconforto e, em casos mais graves, até mesmo infecções. O problema acontece quando o canto da unha penetra na pele ao redor, resultando em inflamação e muita dor. De maneira geral, afeta os dedões dos pés, mas também pode ocorrer nas mãos.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entre as principais causas, estão:

- Corte errado cortar as unhas de forma inadequada, arredondando demais os cantos, pode levar ao problema;

- Calçados inadequados: Sapatos apertados ou que pressionam os dedos podem contribuir para o problema.

- Trauma: Lesões nos dedos, como impactos ou atividades que pressionam constantemente as unhas, podem levar à sua encravação.

Ouvida pelo portal de notícias R7, a médica Beatriz Pardi, da Clínica Healthy Dermatologia, explicou que problemas de saúde como diabetes e obesidade, além do uso de alguns medicamentos aumentam as chances das unhas encravarem. Existe ainda um outro fator que deve ser levado em consideração: a predisposição genética

Como evitar a unha encravada

A unha encravada é um problema que pode ser evitado com práticas simples de cuidado. Manter uma boa higiene, escolher calçados adequados e cortar as unhas corretamente são passos essenciais. 

1) Mantenha as unhas aparadas de maneira correta: unhas muito grandes ou muito curtas não são recomendadas. Corte em linha reta e evite arredondar demais os cantos;

2) Use calçados adequados: evite sapatos e sandálias com bicos finos e apertados. Respeite também o tamanho correto do seu calçado;

3) Segundo especialistas, retirar cutículas é uma agressão às unhas. O ideal é apenas hidratá-las; 

4) Traumas nos pés: bater os dedos dos pés pode causar inchaço e até mesmo levar á unha encravada;

5) Higiene: mantenha os pés limpos e secos para evitar infecções;

6) Lixe depois de cortar;

TRATAMENTO

* Banho de água morna: mergulhar os pés em água morna ajuda a aliviar a dor e suavizar a unha;

* Elevação do canto: com cuidado, levante delicadamente a borda da unha encravada com uma pinça desinfetada;

* Uso de antibióticos: em alguns casos, envolvendo infecção, o médico pode prescrever antibióticos;

* Procedimentos médicos: em situações mais graves, pode ser necessário recorrer a procedimentos cirúrgicos, como a remoção parcial ou total da unha.

Se o problema persistir ou agravar, é fundamental procurar a orientação de um profissional de saúde para receber o tratamento adequado. Lembre-se, a prevenção é a chave para manter os pés saudáveis e livres de desconfortos como a unha encravada.

LEIA TAMBÉM: Dor no pescoço? Conheça exercícios para aliviar e prevenir o problema