Saúde

Dengue no ES: número de casos aumenta mais de 10 vezes em relação a 2022

Segundo dados do Painel de Monitoramento da Dengue, da Secretaria Estadual de Saúde, 41 mortes pela doença foram confirmadas este ano no Espírito Santo

Ana Carolina Monteiro

Redação Folha Vitória
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O ano de 2024 ainda não terminou e o Espírito Santo registrou até o fim do mês de novembro 126.145 casos confirmados de dengue e 41 mortes em decorrência da doença. As informações constam no Painel de Monitoramento da Dengue no ES criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para acompanhar os números da arbovirose

O número de casos supera em mais de 10 vezes os registrados em 2022, quando 11.345 casos foram confirmados. No mesmo ano, seis mortes foram registradas. 

O número de notificações de 2024 supera o de 2023 com 238.491 no decorrer deste ano e 190.532 no ano passado. Ao longo de todo 2023, a Sesa registrou 99 mortes por dengue e 129.100 casos confirmados.

LEIA TAMBÉM:

>> Espírito Santo tem aumento significativo de casos de arboviroses

>> É possível 'apodrecer' o cérebro por excesso de rede social? Veja o que diz a ciência

>> Complicações do diabetes aumentam risco de transtornos mentais, conclui estudo

Mulheres foram as mais atingidas pela dengue no Estado até a tarde desta segunda-feira (2), com 69.545 confirmados. Homens são 56.590. Jovens entre 20 e 29 anos lideram a lista de pacientes: 14.382 (sexo feminino) e 12.251 (sexo masculino).

Ministério da Saúde alerta para o aumento de arboviroses no ES

Informações divulgadas pelo Ministério da Saúde nesta segunda (2) e trabalhadas pela Agência Brasil alertam para um aumento relevante de casos de arboviroses no Estado nas últimas semanas. 

De acordo com dados divulgados pelo Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, em 2024, até as 16 horas dessa segunda-feira, o Espírito Santo contabilizou 154,9 mil casos prováveis de dengue, 40 mortes confirmadas e 9 que seguem em apuração.

O coeficiente de incidência chama a atenção com mais de 4 mil casos da doença (4,041,4) para cada grupo de 100 mil habitantes.

Casos de febre do Oropouche, transmitida pelo mosquito Maruim, ainda segundo o Ministério da Saúde, são 1.763, de um total de 9,6 mil casos registrados em todo o país.

Com relação a casos prováveis de chikungunya, o Espírito Santo concentra 13.309 dos 363,5 contabilizados no Brasil. Já de zika, o Estado soma 516 dos 6,4 mil casos prováveis da doença.

Atenção aos mínimos sinais e sintomas da dengue

Diante de qualquer suspeita de dengue e dos sintomas da doença, é fundamental buscar o serviço de saúde mais próximo, além de começar a se hidratar quanto antes. Fique atento:

- Febre;
- Dor no corpo;
- Dor nas articulações;
- Dor muscular;
- Dor ao redor dos olhos e de cabeça;
- Dores abdominais;
- Náusea;
- Vômitos.

Faça vistoria em casa uma vez por semana

O Aedes aegypti tem um ciclo de reprodução muito rápido, apenas sete dias, entre ovo e mosquito adulto. Por esse motivo, é fundamental que as pessoas chequem uma vez por semana possíveis focos dentro das residências.

CUIDADOS IMPORTANTES

1. Limpe o quintal, e jogue fora o que não é utilizado;

2. Retire a água dos pratos de plantas;

3. Coloque garrafas vazias de cabeça para baixo;

4. Mantenha tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água fechados;

5. Quintais devem estar sempre bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

6. Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos.