Saúde

Entre em forma de uma vez: 6 hábitos que ajudam a fugir do efeito sanfona

De acordo com especialistas, é possível manter o peso ideal com saúde e qualidade de vida sem recorrer a dietas da moda excessivamente restritivas

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Pixabay

A base para a saúde e a qualidade de vida está no equilíbrio, no bom senso e na alimentação saudável.

Quem deseja controlar o peso e evitar o efeito sanfona precisa criar estratégias duradouras, reaprender a comer e mudar hábitos.

LEIA TAMBÉM:

>Adeus às rugas: Botox caseiro natural com 3 ingredientes traz pele lisa às mulheres 50+

>Fim da tinta com química: receita natural com 4 ingredientes acaba com o cabelo branco em 5 minutos

>Receitas naturais: 16 melhores chás para emagrecer e perder barriga

Para que o “Projeto Verão” dê certo, ele precisa começar no inverno e se tornar permanente.

Dietas da moda, excessivamente restritivas, mirabolantes ou “milagrosas” são as grandes responsáveis pelo efeito sanfona e podem comprometer a saúde.

A Sociedade Brasileira para o Estudo de Obesidade e Síndrome Metabólica alerta: o efeito sanfona tem duas causas principais.

O primeiro fator para o insucesso no controle do peso está na escolha do método. Dietas radicais são difíceis de manter a longo prazo e ativam o modo sobrevivência do organismo.

Com a escassez de comida, o corpo estoca gordura, dificultando o processo de emagrecimento. Ao fim da dieta, a pessoa volta a ingerir calorias em excesso e engorda novamente.

Outro fator para o insucesso no controle de peso é encarar o exercício físico como um castigo ou punição.

A nutricionista Maria Fernanda Koch Temporal ensina que o segredo para o emagrecimento saudável e duradouro está na reeducação alimentar e na mudança de hábitos.

As dietas da moda trazem um falso resultado positivo, muitas vezes proporcionando às pessoas o emagrecimento esperado, mas comprometendo a saúde.”

Mestre em Alimentação e Nutrição, ela diz que a maioria das dietas da moda restringe de forma significativa a ingestão de um ou mais grupos de alimentos essenciais para a obtenção dos nutrientes que vão garantir o bom funcionamento do organismo.

ALIMENTOS FRESCOS E REGIONAIS

De acordo com a professora do curso de Nutrição e coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – não existe uma dieta ideal e aplicável a todas as pessoas.

Devemos ter um olhar individual que leve em consideração as características de cada um, seus hábitos, sua condição de saúde e o meio em que a pessoa está inserida”, explica Maria Fernanda.

A melhor alternativa é adotar uma alimentação saudável e equilibrada, que tenha como base a ingestão de alimentos in natura e disponíveis em cada região, conforme preconiza o Guia Alimentar para a População Brasileira.

ALIMENTAÇÃO E LONGEVIDADE

Quem deseja emagrecer ou manter o peso pensando em qualidade de vida, saúde e longevidade deve recorrer a um cardápio com todos os grupos alimentares, preferencialmente alimentos naturais e frescos.

A ingestão de macro e micronutrientes de forma equilibrada e a prática de atividades físicas regulares proporcionam o equilíbrio entre o corpo e a mente. Essa é a regra que vale para todos”, ensina a nutricionista, lembrando que diabéticos e pessoas intolerantes ou alérgicas a determinados alimentos devem receber orientação especializada.

Outra regra universal para quem busca saúde, qualidade de vida e bem-estar, seja no verão ou em qualquer estação do ano, é evitar alimentos ultraprocessados, industrializados, embutidos, produtos ricos em sódio, açúcar e conservantes, refrigerantes, doces e bebidas alcoólicas.

Atividade física e alimentação saudável, com frutas in natura, legumes, verduras, proteínas e carboidratos em equilíbrio são a “dieta da moda” perfeita para quem tem um projeto de vida saudável e quer colocar fim ao efeito sanfona.

CHÁ DE BANANA

Um dos aliados na jornada de emagrecimento é o chá. Nas últimas semanas, o delicioso chá de banana caiu no gosto das pessoas e está bombando na internet.

Muitas pessoas que já fizeram a receita afirmam que ele promove saciedade e é rico em fibras. Além de diminuir vários quilinhos!

Segundo a nutricionista Talita Perosa, a fruta é bastante saudável e pode usar sem medo. Muita gente deixa de comer o alimento por conta do carboidrato, mas Talita nega a prática.

"Desde quando a gente não pode comer carboidrato? Eu fico chocada com o terrorismo nutricional, com o medo que as pessoas estão com a comida", contou.

Talita tem mais de 60 mil seguidores no Instagram e quase 40 mil inscritos em seu canal no YouTube, onde publica vídeos de receitas, produtos e dicas sobre o emagrecimento com saúde.

Ela tem o seu próprio programa de emagrecimento e afirma na plataforma que dá sim para perder peso sem fazer dieta maluca e, principalmente, sem passar fome.

De acordo com a doutora, muitas pessoas que já tomaram o chá afirmam que ele promove saciedade e é rico em fibras. "A banana é riquíssima em magnésios, potássio, fontes de complexo B, triptofano... É uma excelente aliada para a TPM, para quem pratica esporte".

A especialista afirma que o melhor horário para se tomar o líquido é no fim do dia, porque traz o relaxamento, ajudando a ter uma boa noite de sono. Além disso, o chá de banana ajuda a reduzir o inchaço.

"Você vai ter todos os benefícios da banana sem as calorias, porque você não come a banana, você toma o chá", explicou Talita.

Existem algumas pessoas que orientam a colocar gengibre, canela ou cravo. Caso você coloque esses ingredientes, a profissional recomenda que o chá seja tomado até às 14 horas, no máximo.

Uma alternativa é tomar 300 a 500 mililitros (mL) pela manhã em jejum. No entanto, para ter os benefícios do sono e relaxamento, é indicado tomar o chá somente com banana depois das 15 horas.

Talita Perosa comenta que o chá de banana pode ser ingerido sem moderação ao longo dos anos, porque embora ele seja um aliado, não é o chá que emagrece.

"Eu não sou contra os chás. Vou até dizer para vocês de onde vem esse mito de que o chá emagrece, porque algumas pessoas relataram que estão emagrecendo tomando chá de banana. Antes, a pessoa tomava leite com achocolatado e ela passou a tomar chá de banana", explicou.

Dessa maneira, a pessoa consegue realizar o famoso déficit calórico tão desejado para conseguir emagrecer. Ela diminui a ingestão de calorias, substituindo-as pelo chá. Ou seja, não é unicamente o líquido que promove o emagrecimento.

De acordo com a nutricionista, com uma dieta equilibrada, qualquer chá favorece o emagrecimento. "Comer um Big Mac, uma Coca-Cola, mais batata frita e tomar o chá de banana vai ajudar no processo de emagrecimento? Não vai", disse.

RECEITA

O chá milagroso pode ser feito com qualquer banana. O primeiro passo é higienizar a fruta e lavar bem, pode até mesmo usar uma bucha. Tire o excesso de água e retire as duas pontas. Logo depois, corte toda a banana em rodelas finas.

Em seguida, coloque-as para ferver por 10 a 15 minutos em uma panela com 1 litro de água. E pronto! Está pronto o seu chá milagroso!