Verão: muito calor pode desencadear ou agravar doenças respiratórias
Evitar a prática de exercícios nos horários mais quentes, manter o corpo hidratado, usar protetor solar e buscar locais com sombra ajudam a evitar o mal-estar
O verão começa apenas do dia 21 deste mês, mas ondas fortes de calor vêm atingindo o Espírito Santo nos últimos dias. Ficar muito tempo exposto às altas temperaturas pode acarretar uma série de riscos para a saúde, que vão desde desconfortos considerados mais leves chegando, até mesmo, a condições médicas mais severas.
Previsões meteorológicas apontam para temperaturas altas durante a estação. Segundo publicação do Inmet, dezembro deverá ser de temperaturas acima da média em grande parte do país. Inclusive, dias de calor em excesso não foram descartados. No Norte do país, as temperaturas médias do ar podem ultrapassar os 28°C.
LEIA TAMBÉM:
>> Mutirão de cirurgias e exames no Hucam neste sábado (14) em Vitória
>> Câncer de pele no couro cabeludo: conheça os cuidados para se proteger
>> Do sonho a realidade: barriga solidária como alternativa para a reprodução
A expectativa de dias tão quentes se torna, portanto, uma preocupação. Além do desconforto, eles podem desencadear uma série de impactos à respiração, ao sono e ao funcionamento geral do organismo.
Portanto, é preciso redobrar os cuidados, principalmente pessoas que têm algum problema respiratório. Quem faz o alerta é Jéssica Polese, pneumologista e Especialista em Medicina do Sono,
“O calor intenso afeta diretamente a qualidade do ar que respiramos. Há maior concentração de poluentes e partículas suspensas no ar, especialmente em áreas urbanas. Isso pode irritar as vias respiratórias, piorar quadros de asma, bronquite crônica e outros problemas pulmonares, além de desencadear alergias preexistentes”, explica
As altas temperaturas podem ainda levar a exaustão térmica e a desidratação, por exemplo. além das pessoas com condições médicas pré-existentes, idosos e crianças pequenas, são especialmente vulneráveis. Associado a uma alimentação saudável, manter-se hidratado é indispensável em dias muito quentes.
O ideal é comer frutas ricas em água e verduras. Evite frituras, alimentos industrializados e ultraprocessados, também. “A hidratação adequada é essencial para ajudar a manter as vias respiratórias úmidas”, afirma a pneumologista.
Sono tranquilo
Para uma boa noite de sono é preciso uma combinação de temperatura ambiente confortável e pouca iluminação. Nesse quesito, o ar-condicionado surge na primeira posição no ranking da relação conforto x sono. Pacientes alérgicos devem ficar alerta e utilizar umidificadores ou toalhas úmidas.
Os recursos aliviam os efeitos do ressecamento das vias aéreas desencadeado pela exposição ao ar-condicionado.
“Para quem é alérgico é necessário utilizar umidificadores ou toalhas úmidas para aliviar esses efeitos, e principalmente ficar de olho na limpeza desses aparelhos”, alerta a médica.
Porém, para quem não tem essa opção, procure manter o quarto bem arejado coma o ar circulando. Um ventilador pode ajudar nessa missão. Nos horários mais quentes, uma boa pedida é deixar a cortina fechada para diminuir a exposição do ambiente ao sol.
PROTEJA-SE DAS ALTAS TEMPERATURAS
- Hidratação: é fundamental manter-se muito bem hidratado.Evite bebidas com cafeína ou álcool, que podem contribuir para a desidratação;
- Roupas adequadas: prefira usar roupas leves, de cores claras e tecidos naturais e respiráveis, como o algodão, para ajudar na regulação da temperatura corporal;
- Proteção solar: use protetor solar para evitar danos causados pelos raios ultravioleta. Não se esqueça de reaplicar ao longo do dia. Chapéus e bonés também ajudam a proteger o rosto do sol forte.
DICAS DO QUE COMER EM DIAS QUENTES
Frutas
1. Laranja,
2. Maçã;
3. Morango;
4. Abacaxi;
5. Melancia;
6. Melão.
Verduras
1. Espinafre;
2. Brócolis;
3. Taioba.
Água de coco e carnes magras, como peixe e frango, também são uma ótima pedida em épocas assim.