Os números alarmantes de notificações de dengue não param de crescer. Segundo informações passadas pela prefeitura de Guarapari, no mesmo período do ano passado, de janeiro a junho, os registros eram 20 vezes menores que este ano. A gerente de Vigilância Ambiental do CCZ, Lorena Santos, confirmou que 110 pessoas tiveram a doença nesses meses.
Ainda de acordo com as informações, o município intensificou as atividades de controle do mosquito com equipes trabalhando no período noturno para tratamento de bueiros, monitoramento em terrenos alagados e valões, além do fechamento de caixas d água.
Sobre outras ações de combate, como a passagem dos carros fumacê, o órgão informou que como o Ministério da Saúde não está fornecendo inseticida no momento, mais dois carros foram incluídos para intensificar as ações de combate a dengue nos bairros. Também estão sendo realizadas palestras nas escolas, com a equipe de Educação em Saúde e mutirões nos bairros com maior numero de notificações.
Nota da prefeitura sobre a atualização do números da dengue e as ações de combate ao mosquito:
“O número de notificações da dengue, até a semana epidemiológica 26, no ano de 2018 foi 78, e no mesmo período de 2019 foram 1522 notificações.
O município intensificou as atividades de controle do mosquito. Existem equipes trabalhando no período noturno para tratamento de bueiros, além de monitoramento em terrenos alagados e valões. Há, ainda, uma equipe equipada para fechar caixas d´água.
O Ministério da Saúde, neste momento, não está fornecendo o inseticida. Com isso, o município intensificou as atividades de termonebulizador (Fumacê) com 2 veículos que passam nos bairros da área urbana.
Também estão sendo realizadas palestras nas escolas, com a equipe de Educação em Saúde. Recentemente mutirões intersetoriais foram feitos nos bairros com maior numero de notificações de casos de dengue”.