Nova Venécia é um dos municípios que tornou obrigatório o uso de máscara pela população. A medida foi anunciada na terça-feira (12) e tem como objetivo frear a transmissão do novo coronavírus na cidade. De acordo com o decreto municipal, qualquer pessoa que sair de casa e frequentar espaços públicos, transporte coletivo e privado (táxis e veículos de aplicativos), deve usar o acessório.
O acesso a estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços, agências bancárias e correspondentes, casas lotéricas e qualquer local que provoque filas ou aglomeração de pessoas, também só será permitido a quem estiver de máscara.
Aos estabelecimentos comerciais da cidade fica a responsabilidade de disponibilizar máscaras descartáveis para os funcionários. Os comerciantes também devem ficar atentos em relação ao número máximo de pessoas permitido ao mesmo tempo no interior do estabelecimento e, também, ao distanciamento entre os clientes e funcionários.
O decreto também determina a todos que façam uso da máscara, se por algum motivo necessário precisem sair de casa.
Transporte coletivo
Outro decreto emitido pelo município, Nº 15.158, traz medidas exclusivas em relação ao Serviço Público de Transporte Coletivo. Passageiros, assim como a tripulação do transporte coletivo municipal, não podem embarcar sem máscara, mesma medida que deve ser acatada por serviços de táxis ou outros aplicativos de transporte. Os tripulantes, além da máscara, também devem utilizar luvas.
As viagens só poderão ser iniciadas se todos os passageiros e tripulantes estiverem utilizando devidamente os EPI’s.
Os ônibus deverão dispor álcool gel 70% no interior do veículo, em pontos estratégicos que favoreçam a visibilidade, para higienização das mãos por passageiros e tripulação. Os responsáveis também devem fazer o controle de distanciamento entre os passageiros, evitando aglomerações principalmente durante o embarque e desembarque nos pontos de ônibus.