Faltam poucos dias para a Páscoa, que neste ano será celebrada no dia 21 de abril. A época é considerada pelos chocólatras a mais doce do ano e quem é amante desta iguaria milenar dificilmente consegue resistir ao período e ficar longe do chocolate. A boa notícia é que com informação é possível escolher o seu ovo de Páscoa sem culpa na consciência e sem escorregar na dieta.
Uma dica é ficar de olho nos rótulos dos doces e estar atento às calorias de cada um para não se arrepender no dia seguinte. De acordo com a nutrichef Marina Uvo, a escolha deve começar nas prateleiras, ela indica prestar bastante atenção nos ingredientes que compõe o ovo de chocolate. “A principal base do alimento precisa ser o cacau, demais gorduras e açúcares que não sejam da fruta devem ser descartados por quem está preocupado com a qualidade do alimento e com a saúde”, alertou a especialista.
Calorias
25 gramas do chocolate branco contém 145 kcal;
30 gramas do chocolate ao leite contém 180 kcal;
30 gramas do chocolate meio amargo contém 160 kcal;
25 gramas do chocolate amargo contém 132 kcal.
* A nutricionista destaca que essa referência é para os chocolates mais simples, e lembra que existem algumas marcas no mercado que reduzem ainda mais as calorias, principalmente do chocolate amargo.
Marina Uvo comenta que independente do tipo do chocolate, seja ele: branco, amargo, meio amargo ou ao leite, deve-se escolher aquele que contém, basicamente, manteiga de cacau, massa de cacau, nibs de cacau, cacau em pó, leite e/ou açúcar do cacau. “Lembrando que se o ovo tiver alguma combinação de chocolate com castanhas, sementes ou frutas (principalmente as vermelhas), ele se torna ainda mais nutritivo e saudável”, disse Marina.
Ainda segundo a nutrichef, o segundo passo é não exagerar na quantidade: prefira comer aos poucos, por exemplo, substituindo o primeiro lanche da tarde, uma a três vezes na semana por uma porção do chocolate.