Neste período da quarentena investir em boas escolhas nutricionais é apontado por diversos especialistas com algo mais do que necessário para manter a saúde em dia e fortalecer as defesas do corpo.
A especialista em nutrição Gabi Lodewijks elaborou uma receita natural que traz diversos benefícios ao corpo, ajudando inclusive a fortalecer o sistema imunológico e combatendo outras doenças.
“Unimos nesta receita fácil de fazer e saborosa a beterraba, que é ótima para combater anemia, ajuda a melhorar o rendimento nos treinos e fortalece o sistema imune com o abacaxi, que é um poderoso antioxidante, diurético, digestivo, rico em vitamina C e que também fortalece o sistema imunológico. Tanto a beterraba quanto o abacaxi são ótimos para a recuperação pós atividade física então pode ser um ótimo pós treino, tendo em vista que a beterraba ajuda na recuperação muscular”, destacou a nutricionista.
Confira a receita do suco detox
Ingredientes
– 1 colher sopa beterraba picada
– 1 colher sopa abacaxi
– 1 punhado de hortelã
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador por alguns minutos e está pronto. Rende um copo americano (250ml). O ideal é consumir na hora. Pode ser levado à geladeira mas não deve consumir depois de 24 horas, pois muitos nutrientes e vitaminas desnaturam durante este período, perdendo a eficácia.
Detox
O conceito por trás da dieta detox, amplamente difundido, é estimular rapidamente a eliminação de toxinas no corpo. Porém, vale lembrar que os diversos sistemas que constituem o organismo já promovem essa “limpeza” de forma natural e diária. Os rins filtram o sangue e órgãos como intestino e fígado fazem a digestão dos alimentos ingeridos. Tudo que não é necessário para o bom funcionamento do corpo é eliminado.
Como e para quem o detox realmente funciona
Para funcionar de forma adequada, inclusive promovendo a eliminação de toxinas adquiridas no que se ingere, o corpo precisa de nutrientes provenientes de uma alimentação equilibrada. Além disso, é importante que os alimentos sejam ingeridos, na maioria das vezes, in natura e o menos processados possível, já que essa extensa manipulação pode ocasionar a perda de nutrientes e, consequentemente, afetar o valor nutricional e benefícios do alimento em questão.