Saúde

O Enem passou, a ansiedade não? Veja como lidar com a emoção!

Ansiedade pré, durante e pós-prova é um mal que afeta praticamente a todos jovens que fizeram o teste, diz psicóloga

Foto: Divulgação
A ansiedade pode se manifestar de diversas formas, como dores no estômago, de cabeça, transpiração e aceleração do batimento cardíaco.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), registrou cerca de 5 milhões de inscritos, sendo que a grande maioria dos participantes é composta por estudantes da rede pública e particular de ensino. Durante a maior parte do ano os alunos passam por um intenso período de preparo para as provas, tudo isso para conseguirem um bom desempenho e, posteriormente, uma nota suficiente para ingressar no ensino superior.

“Há uma pressão muito grande sobre esses jovens. A sociedade, a família e eles mesmos exercem uma cobrança muito forte e isso tudo somado ao próprio turbilhão emocional e hormonal, natural da idade, torna o caso mais delicado. Os jovens se preparam bem, mas muitas vezes não conseguem alcançar o desempenho almejado por essa constante insegurança gerada pela pressão que passam”, explica a psicóloga Débora Silva.

A ansiedade pode se manifestar de diversas formas, como dores no estômago, de cabeça, transpiração e aceleração do batimento cardíaco. A época do Enem, ou de qualquer outro teste de vestibular, pode causar tensão para muitos jovens, e os episódios de ansiedade ocorrem com mais frequência.

Não só o Enem é motivo de aflição dos jovens como os demais vestibulares que vêm em seguida. “Depois da prova não tem mais o que fazer, passou. Só resta tentar se acalmar e, para isso, praticar exercícios físicos é fundamental e manter uma alimentação saudável também. O ideal é que o jovem busque praticar algum hobby para não pensar tanto na prova e espairecer, se distrair”, aconselhou a psicóloga.

A previsão do Ministério da Educação/Inep é divulgar o resultado final do Enem em janeiro de 2020. A nota do exame pode ser usada no Sisu, Prouni e Fies.