O ator Rafael Cardoso precisou ser internado recentemente após o diagnóstico de uma celulite bacteriana. Segundo informações, o quadro foi desenvolvido após uma foliculite na região entre o rosto e o pescoço do ator.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de Saúde!
A dermatologista da Unimed Vitória Juliana Drumond, explicou que a celulite bacteriana é uma infecção do tecido subcutâneo (embaixo da pele) e que deve ser tratada com seriedade, já que, em casos mais graves, pode evoluir até mesmo para uma infecção generalizada.
“A celulite bacteriana pode surgir a partir de qualquer ferimento na pele, como machucados simples e picadas de insetos que sejam coçadas com a mão suja. Ou seja, qualquer ponto da pele que não esteja íntegro e que tenha contato com bactérias”, explica a médica.
Conheça os principais sintomas da celulite bacteriana
Os principais sintomas da celulite são o aspecto avermelhado e o endurecimento da pele, quadro que evolui muito rápido. “Não há aumento da ferida. A ferida é a porta de entrada da bactéria. Nesse tipo de infecção, a região fica vermelha e dolorida”, pontua Juliana.
Em casos mais simples, segundo a especialista, o problema pode ser tratado em casa, com antibióticos de uso oral. Nos casos mais graves, é necessária a administração do antibiótico por meio venoso.
“A depender da gravidade da infecção, do ponto do corpo em que ela está, como a face, por exemplo, e da presença de comorbidades nos pacientes, como o diabetes, a internação é necessária. Um dos maiores riscos da celulite infecciosa é que, à medida que ela aumenta, ela pode chegar ao sangue, causando sepse, ou seja, a infecção generalizada, que pode levar até à morte”, explica.
Proliferação das bactérias
A médica indica que as feridas sejam sempre lavadas com água corrente para evitar que as bactérias se proliferem. “O ato de coçar feridas ou picadas de insetos também é uma das maiores portas de entrada de bactérias. Por isso, precisa ser evitado”, ressalta.
Como prevenir a celulite infecciosa?
Para evitar que o problema surja, é importante adotar uma rotina com hábitos saudáveis, como beber bastante água, manter uma alimentação ricas em proteínas e fibras, além de não fumar e praticar exercícios. Mas existem outras dicas também importantes. Veja:
– Mantenha a pele sempre hidratada para evitar ressecamento e rachaduras;
– Manter uma boa higiene para afastar o risco de micoses;
– Em caso de feridas na pele, cuidar de maneira correta a fim de evitar que se tornem porta de entrada para bactérias;
– Acnes e picadas de inseto merecem atenção. Caso apresentem sinais de ter atenção às infecções, buscar ajuda médica.
LEIA TAMBÉM: Haja samba! Ortopedista dá dicas de como cuidar dos pés no Carnaval