O ator e apresentador Otaviano Costa, 51 anos, publicou na manhã desta segunda-feira (22), em uma de suas redes sociais, um vídeo contando que foi diagnosticado com aneurisma da aorta no último dia 6 de junho, após passar por um ecocardiograma.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Otaviano destacou que, como não apresentava sintomas específicos, o risco de um rompimento da artéria, sem que soubesse, era grande.
” O aneurisma é um inchaço da veia e no meu caso foi causado por uma válvula chamada válvula bicúspede, quer dizer, válvula tricúspede, só que eu nasci com uma válvula bicúspede, ou seja, o normal era ter três, tricúspedes, pazinhas, a minha tinha duas somente e por isso jogava muito sangue na minha aorta. Minha aorta inchou muito nos últimos tempos e aí colocou a minha vida em risco”, descreveu no vídeo.
O que é aneurisma da aorta
Segundo publicação no site da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Cardiovascular, a doença provoca uma “dilatação permanente da artéria com um aumento de pelo menos 50% do diâmetro normal do vaso”.
A doença, na maioria dos casos, é silenciosa. Quando ocorrem, acabam resultando em uma pressão da artéria “aumentada contra órgãos, nervos ou músculos vizinhos e, portanto, dependem do local onde se desenvolve o aneurisma”, descreve o manual MSD de Saúde Pública.
Os sintomas mais comuns do aneurisma da aorta torácica, diagnosticada em Otaviano, são dor que acontece de maneira geral na região superior das costas, tosse e sibilos (ruído respiratório anormal).
É importante destacar que a aorta é a maior artéria do corpo humano e recebe sangue rico em oxigênio do coração. Já por meio de suas ramificações em artérias menores, distribui este sangue para todo o corpo. A aorta torácica é o segmento da aorta que atravessa a cavidade torácica.
LEIA MAIS: Otaviano Costa revela diagnóstico de aneurisma: “Qualquer esforço poderia ser fatal”
Como no caso do ator e apresentador, em algumas vezes, os aneurismas da aorta torácica são identificados incidentalmente.
Saiba como prevenir o aneurisma
Para prevenir o aneurisma é preciso adotar alguns cuidados, como:
* Controle da pressão arterial;
* Adotar uma alimentação saudável a base de frutas, verduras, cereais e proteínas magras;
* Praticar atividades físicas com regularidade;
* Não fumar;
* Evitar ingerir bebidas alcoólicas em excesso.
Outro ponto importante é que caso haja casos de aneurisma na família é preciso manter consultas periódicas com um médico especialista para rastreio de possíveis alterações na artéria.
LEIA TAMBÉM: Saiba como criar filhos colaborativos e responsáveis na família