Como agir quando um produto está vencido na prateleira do supermercado? E se após ingeri-lo o consumidor passar mal? Todas as queixas recebidas são apuradas pela Vigilância Sanitária da Serra, mas quanto mais informações a denúncia tiver, mais precisa a fiscalização será. Por isso, é importante ficar atento aos detalhes.
Dicas
– Fique atento à validade do produto e observe as condições da caixa ou da embalagem. É preciso verificar se está úmida, amolecida, com furos, rasgada ou se está aberta. Essas condições podem oferecer riscos ao consumidor. Nesses casos, evite a compra.
– Em casa, o produto deve ser guardado em local e/ou recipiente de acordo com a orientação do rótulo, e deve ser consumido dentro do prazo de validade.
– Ao consumir o produto, observe a borda da embalagem e veja se há incrustações, bolhas de ar, estufamento ou mofo, por exemplo. Antes de misturá-lo a outros alimentos, observe cor, cheiro e sabor.
Denúncia
Os dados mais importantes em uma denúncia são o número do lote do produto, marca, validade, data de fabricação e CNPJ do fabricante.
“Com essas informações, a ação da Vigilância Sanitária se torna mais eficaz, pois quando os fiscais chegam ao estabelecimento sabem exatamente o que procurar”, explicou a gerente da Vigilância Sanitária da Serra, Geane Sobral.
Como formalizar a denúncia?
Fotos do rótulo do produto, contendo as informações necessárias, podem ser enviadas para a vigilância sanitária pelo e-mail [email protected].
O consumidor também pode ligar para 0800 2839 80 ou ir ao site da ouvidoria.