Durante as últimas semanas, um homem norte-americano viralizou nas redes sociais após realizar um procedimento estético e alterar a cor dos olhos de maneira permanente. A novidade gerou curiosidade em muitos internautas, que questionaram a veracidade da situação.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O vídeo, que já acumula mais de 5 milhões de visualizações, foi publicado na página do oftalmologista Alexander Movshovish. Além do paciente destacado, o perfil restrito para pessoas maiores de 21 anos conta com diversas outras gravações de clientes com as cores dos olhos alteradas.
Mas, afinal, a cirurgia funciona?
LEIA TAMBÉM: Cobra venenosa “invade” privada de mulher e quase mata: “Perigo
Apesar de parecer bizarro, o procedimento é real e é conhecido como queratopigmentação.
Segundo informações do Fala ES, da TV Vitória/RecordTV, a cirurgia funciona por meio da aplicação de um pigmento no tecido da córnea.
Nas plataformas digitais, o médico responsável pelo procedimento garantiu que a queratopigmentação aplicada é um tratamento seguro. No entanto, comentários ainda duvidaram de que a cirurgia seja inofensiva.
LEIA TAMBÉM: “Doutora do Pó”: advogada é presa por traficar droga na vagina
FAZ MAL? RISCOS
Em entrevista ao programa da emissora do Grupo Buaiz, a médica especialista Klícia Molina contou que o risco do procedimento é muito alto, por isso, a cirurgia é proibida no Brasil.
“Esse procedimento tem risco de glaucoma, infecção, inflamação intraocular recorrente chamada de uveíte, entre outros problemas que podem levar a perda da visão por completo”.
LEIA TAMBÉM: Minoxidil: extensão de cílios natural viraliza. Mas funciona? Veja se pode usar
Assim, a médica complementou que não é indicada a realização da cirurgia por fins estéticos, sendo o meio mais eficaz e seguro de alterar a cor dos olhos o uso de lentes de contato.
“Cada vez que me marcam nas redes sociais em vídeos desse tipo fico arrepiada, pois as pessoas parecem não ter amor à própria saúde. Sou acostumada a tratar de tantas pessoas que dariam tudo para ter uma córnea ou íris boa, enquanto outras pessoas, com a visão boa, colocam isso em risco de uma forma tão estranha. Existem outras formas também, existem colírios, outras cirurgias, que não são indicadas. Nenhum procedimento de alteração da cor dos olhos é seguro e recomendado pela Sociedade Brasileira de Oftalmologista”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Superbactéria de chuveiro e banheira mata homem em 5 minutos: “Doença comedora”
Ainda em relação à queratopigmentação, a médica explicou ser um procedimento documentado e formulado por meio de diversos estudos. No entanto, a cirurgia foi criada para pessoas que não possuem mais visão, de maneira a igualar a coloração dos olhos.
“Quando a pessoa perdeu a visão por outros fatores e possui uma córnea esbranquiçada e outra normal, a queropigmentação é um dos fatores em que podemos utilizar para estes casos, para melhorar a auto-estima, somente em olhos que não enxergam mais”, contou.
Por fim, a especialista destacou que este procedimento é realizado no Brasil somente em pessoas com a visão completamente perdida e córnea esbranquiçada, como meio de recuperar a qualidade de vida. No entanto, continua proibido para outros pacientes.
LEIA TAMBÉM: O que? Mulher anda 5 mil km e vai a casamento no lugar errado
PROCEDIMENTOS
Apesar de os perigos da queratopigmentação, nem todos os procedimentos que se utilizam da chamada “tatuagem artificial” são permanentes e perigosos à saúde. Um exemplo de pigmentação inofensiva é a micropigmentação dos lábios. No entanto, a norte-americana Alex Murphy passou por momentos de pânico após o tratamento.
Aos 34 anos de idade, Alex viralizou nas redes sociais após postar o resultado de um procedimento de coloração labial que não deu certo. Natural de Boston mas morando em Londres, na Inglaterra, contou que os lábios incharam, a deixando parecida com o personagem “Coringa”.
LEIA TAMBÉM: Casal come animais atropelados, fruta e cogumelo para evitar supermercado
Segundo o relato da própria influenciadora, a coloração e aspecto dos lábios já são uma insegurança há 10 anos, desde quando teve um infarto. Com mais de 200 mil seguidores, Alex contou haver marcado uma sessão de “lip tint” (ou tintura labial, em português), em uma clínica em Hertfordshire, Inglaterra.
Na sequência, após receber o tratamento chamando de “lip blush”, que consiste em uma tatuagem de coloração nos lábios, a norte-americana relatou sentir a boca inchar e ficou chocada ao olhar no espelho.
“O nome é lip blush, é basicamente uma tatuagem que deixa os lábios corados ao invés de pálidos. Eu queria fazer isso há anos! Desde que tive um infarto em 2012, meus lábios nunca mais foram os mesmos, agora são pálidos e no inverno ficam em um tom azulado feio. Então quando vi essa oportunidade, tive que experimentar!”, contou.
LEIA TAMBÉM: Mulher fica grávida todo ano para cortar menstruação: “Como isso”. Mas pode?
Segundo o Mirror, o processo de tintura labial durou apenas cerca de uma hora e meia. Em um primeiro momento, Alex se surpreendeu e gostou do resultado. No entanto, logo em seguida, os lábios da estrangeira começaram a inchar.
Em um tom de piada durante o vídeo, Alex brincou que os lábios inchados estavam parecidos com o do personagem Coringa, ou com o bico de um pato.
“Tudo correu bem, não foi muito dolorido até o final. Logo depois eu fiquei chocada, meus lábios haviam inchado e eu estava parecendo um pato! Eles me disseram que isso é normal e eu poderia ficar com uma aparência meio estranha no primeiro dia”, disse ela.
Leia a matéria completa em: Bocão! Mulher faz procedimento e viraliza com lábio grande e inchado