Quando diagnosticados precocemente, a maioria dos casos de cegueira são reversíveis. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 60% a 80% dos casos são evitáveis e só no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), são mais de 6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual. Do total, 700 mil poderiam estar com a saúde ocular normal se tivessem tido acesso ao oftalmologista.
De acordo com o oftalmologista Cesar Ronaldo Vieira Gomes, o glaucoma, a diabetes e os traumas são doenças progressivas e que levam a cegueira se não são identificadas precocemente.
O especialista destaca que somente as doenças congênitas não são evitáveis, porém, elas também tem tratamento se identificadas precocemente, como o ceratocone e a catarata. “Por isso é de extrema importância visitar o oftalmologista e fazer exame ocular com regularidade, ao menos uma vez ao ano, por que se houver doença ou predisposição à perda da visão, logo será tratada e a ‘cegueira evitável’ é prevenida”, disse o médico do Hospital de Olhos de Vitória.
Dicas
Para prevenir as doenças, o especialista aconselha usar óculos de sol ou de grau de qualidade. Eles são essenciais para proteger as vistas nos dias de sol e devem conter proteção contra os raios UVA, UVB e UVC.
O médico também destaca a importância de não dormir com maquiagem, evitando que resíduos acessem os olhos; utilizar colírios somente com orientação médica; realizar ao menos uma consulta ao ano com o oftalmologista; olhar para longe, essa dica serve principalmente para quem trabalha por longos períodos na frente do computador, pois ajuda a relaxar os olhos, prevenindo o surgimento de dores de cabeça; lembrar de piscar os olhos, pois quando estamos conectados piscamos muito pouco, e nunca utilizar óculos de grau de outra pessoa.