Saúde

Onda de calor: 7 dicas do que comer e o que evitar em dias muito quentes

Altas temperaturas pedem uma atenção especial não somente à hidratação correta, mas também à escolha dos alimentos ingeridos

Foto: Reprodução/Freepik – @jcomp

Os dias de muito calor, devido às altas temperaturas quem vêm atingindo o Espírito Santo nas últimas semanas, pedem mais atenção não somente à hidratação correta, mas também à escolha dos alimentos ingeridos.

Segundo nutricionistas, adotar uma alimentação adequada ajuda a manter a energia e a lidar com o clima quente.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Saúde? Participe da nossa comunidade de Saúde no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Veja algumas dicas valiosas para se alimentar de forma inteligente durante a onda de calor:

1) Hidratação sempre em primeiro lugar

Beber água, ficando sempre hidratado, é essencial para manter o equilíbrio e a temperatura adequada do corpo para que o organismo funcione perfeitamente. Beba água ao longo de todo o dia;

Uma boa dica é incluir nas refeições alimentos ricos em água, como melancia, pepino e melão.

2) Refeições leves e frescas

Escolha refeições mais leves, compostas por saladas coloridas, verduras frescas e legumes cozidos. Evite frituras e carnes muito gordurosas. Isso pode tornar a digestão mais difícil em dias quentes e provocar mal-estar;

3) Frutas e vegetais da estação

Quando for ao supermercado ou à feira-livre, procure escolher as frutas e vegetais que estão na estação. Além de serem mais em conta, apresentam qualidade nutricional melhor.

Frutas: goiaba, caju, melancia, melão, manga, maracujá, pêssego, limão e laranja-pera;

Verduras: alface, repolho, rúcula, acelga, salsão;

– Legumes: pepino, pimentão, quiabo, batata-doce, abóbora, abobrinha, inhame, jiló, berinjela, vagem.

Por serem ricos em nutrientes e antioxidantes, contribuem para a saúde como um todo.

Foto: Reprodução/Freepik

4) Ultraprocessados e sal

Alimentos ultraprocessados e ricos em sódio podem aumentar a sensação de inchaço em época de muito calor. Fuja de biscoitos recheados, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes.

5) Snacks saudáveis

Escolha snacks saudáveis, como iogurte natural com frutas, ou castanhas e sementes. Opções assim são uma boa fonte de energia.

6) Fique longe de bebidas açucaradas e cafeína

Em dias de altas temperaturas, o ideal é não consumir refrigerantes e bebidas muito açucaradas de maneira geral. Elas podem levar à desidratação se consumidas em excesso. Também é aconselhado limitar o consumo de cafeína, uma vez que pode contribuir para a perda de líquidos.

Foto: Reprodução/Freepik @lifeforstock

7) Gelados e smoothies nutritivos

Preparar smoothies com frutas congeladas e iogurte natural é uma excelente opção. Além de espantar o calor, é nutritiva. Picolés caseiros feitos com sucos naturais funcionam para espantar o calor.

Outra dica importante é sempre manter em mente que a chave para enfrentar dias de calor intenso está na moderação e na escolha de alimentos que auxiliem na hidratação e forneçam nutrientes essenciais. 

LEIA TAMBÉM: Dias quentes: veja dicas de como manter as crianças hidratadas