Saúde

Ônibus do Hemoes 'estaciona' em Guarapari nessa quarta (05)

Com o tema “Procura-se Sangue O-”, a campanha alerta para o baixo estoque do tipo universal.

Foto: Reprodução
Dia 14 de junho é celebrado o Dia Mundial de Doador de Sangue.

Nessa quarta-feira (05), a população de Guarapari terá a chance de contribuir para o Junho Vermelho, em incentivo a doação de sangue. O ônibus do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) ficará estacionado no campus da Faculdade Pitágoras, das 9 às 14h. A iniciativa é resultado da parceria entre a faculdade e o Lions Clube Cidade Saúde. Durante o período também serão cadastrados doadores de medula óssea.

A ação faz parte do Junho Vermelho, dentro da campanha “Procura-se sangue O-”, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para alertar sobre a importância desse tipo de sangue, considerado doador universal – ou seja, qualquer pessoa pode receber o tipo O- em uma situação de emergência. “Em casos de extrema urgência, em que o paciente chega ao hospital, com um grande trauma, como acidentes automobilísticos, vítimas de violência urbana, por exemplo, o primeiro tipo sanguíneo que será solicitado é o O-, pois não dá tempo de fazer todos os exames pré-transfusionais”, explicou Rachel Lacourt Lacourt, diretora técnica do Hemoes.

A diretora destacou que a campanha vai receber todo doador, independente do tipo sanguíneo e, além de reforçar o estoque do O-, a ação objetiva estimular a doação periódica. “Precisamos conscientizar para que grande parte da população seja doador de sangue regular. Que vá ao hemocentro doar sangue mais de duas vezes ao ano, voluntariamente”.

Seja um doador

Para doar é preciso apresentar documento original com foto e ter entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita até os 60 anos. Menores de 18 anos podem doar com a autorização dos responsáveis legais.

Orientações

Não é preciso estar em jejum para doar e caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. Doadores frequentes devem obedecer ao intervalo dois meses para homens e de três para mulheres entre uma doação e outra.

Serviço:

“Procura-se Sangue O-“

Dia 05 de junho – Das 9 às 14h

Faculdade Pitágoras Guarapari

Av Jones dos Santos Neves, 1000, Lagoa Funda

Parceiros: Faculdade Pitágoras Guarapari e Lions Clube Cidade Saúde

Apoio: Folha da Cidade, folhaonline.es e Revista SOU