É incontestável que a doação de sangue é importantíssima para salvar vidas. Quando coletado, o sangue é separado em hemoglobina, plaquetas e hemácias, e pode salvar até três vidas. A doação é rápida, não deixa o indivíduo fraco e são retirados apenas 450 ml de sangue.
“O sangue não tem substituto industrial, não tem como fabricar. O material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado”, comenta Melissa Bosi, hematologista do Cecon.
O ônibus de Coleta Externa do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) visitará quatro cidades do Estado durante o mês de outubro. Além da coleta de doações de sangue, também será realizado o cadastro de medula óssea.
Programação
A primeira parada será nessa sexta-feira (04) no município de Mimoso do Sul. O veículo estará na Rua Colina Araribóia, Centro, das 7h30 às 12h30.
Na próxima quarta-feira (09), será a vez de Vila Velha. A unidade ficará na Av. Jones dos Santos Neves, nº 5000, Itaparica, das 9h às 14h. Depois a unidade móvel do Hemoes seguirá para Guaçuí, na Rua Senador Atílio Vivácqua, 163, Centro, onde atenderá a população na sexta-feira (18), das 7h30 às 12h30.
Já no dia 23 de outubro, o ônibus estaciona na cidade de Cariacica. A população poderá realizar as doações das 8h30 às 13h30 na Av. Mario Gurgel, 2502, bairro Alto Lage.
Quem pode doar
Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos. A primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar documento original com foto.
Confira alguns mitos e verdades, explicados pela médica, que geram dúvidas na população quando o assunto é doação de sangue.
A doação de sangue engrossa ou afina o sangue?
A doação de sangue não engrossa nem afina o sangue. O que acontece é que o organismo leva um tempo para recuperar os componentes sanguíneos.
É preciso estar em jejum para doar?
A recomendação para o voluntário é que tenha feito uma alimentação mais leve nas últimas três horas pelo menos.
Tenho direito à folga todas as vezes que doar sangue?
O doador tem direito a um dia de folga a cada 12 meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
Período menstrual afeta a doação?
A menstruação não impede a doação. O que determina a possibilidade ou não de doar, é o teste de anemia feito em todos os doadores na triagem.
Requisitos para ser um doador
– Ter idade mínima de 16 anos e máxima de 69 anos;
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
– Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação;
– Estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, 7 dias;
– Não estar em período de gravidez ou amamentação;
– Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses (piercing na boca ou na genitália impedem definitivamente a doação);
– Não ter feito uso de drogas injetáveis;
– Não ter visitado regiões onde há surto de febre amarela nas últimas quatro semanas;
– Não ter tido relação sexual em que tivesse risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses;
Orientações após a doação
– Repouso de 15 minutos para evitar mal-estar;
– Beber bastante líquido;
– Evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado na doação;
– Se tiver febre, diarreia ou outro sintoma de doença infecciosa até sete dias após a doação, comunicar imediatamente ao banco de sangue;
Frequência de doações
– Homens a cada 2 meses e no máximo 4 por ano;
– Mulheres a cada 3 meses e no máximo 3 por ano;
Bancos de Sangue
Para saber os endereços dos bancos de sangue no Espírito Santo clique aqui.