A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou encerrada, nesta sexta-feira (5), a emergência sanitária da pandemia de covid-19, que estava em vigor desde 30 de janeiro de 2020.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Neste período, o mundo registrou 765 milhões de casos e 6,92 milhões de mortes. As primeiras variantes do vírus Sars-CoV-2 (Alfa, Gama e Delta) provocaram ondas com altos números de óbitos em diversos países, incluindo o Brasil.
“Ontem, o Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e recomendou que eu declare o fim da Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional. Aceitei esse conselho. Portanto, é com grande esperança que declaro o fim da covid-19 como uma emergência global“, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
O representante da instituição lembrou, no entanto, que a ameaça global “a saúde pública ainda não acabou.
“Isso não significa que a covid-19 acabou como uma ameaça global à saúde. Na semana passada, a covid-19 matou alguém a cada três minutos, e isso é apenas o que sabemos, enquanto falamos, milhares de pessoas em todo o mundo lutam por suas vidas em unidades de terapia intensiva. Milhões continuam a viver com os efeitos debilitantes da condição pós-covid-19. Esse vírus está aqui para ficar“, afirmou.
Com informações do Portal R7.