Saúde

Outono chegando: limpeza correta pode prevenir doenças respiratórias

O pó em excesso e as quedas de temperaturas favorecem a incidência de problemas respiratórios nessa época do ano

Foto: Divulgação
Higienizar objetos e móveis de uso contínuo é uma dica para não armazenar poeira e causar alergia. 

O outono começa no próximo dia 20 de Março e, enquanto muitos comemoram a chegada de temperaturas mais amenas, outros temem doenças como asma, sinusite, bronquite, alergias e resfriados, mais comuns nessa época do ano. Além da queda de temperatura, o hábito de desengavetar os agasalhos e tirar de cima do armário os cobertores, é uma combinação perfeita para quem tem imunidade mais baixa recorrer aos remédios ou pronto-socorros. 

Para evitar esse tipo de problema, a dica é investir em uma boa faxina, inclusive higienizando móveis e objetos de uso contínuo.

Manter portas e janelas abertas para arejar o ambiente é válido, mas também é preciso retirar toda a poeira, sujeira e os ácaros de tapetes, colchões, almofadas, travesseiros, bichos de pelúcia e cortinas, os principais vilões das alergias que, por sua vez, desequilibram o organismo. 

A sugestão, portanto, é investir em equipamentos mais adequados e não só nos tradicionais aspiradores de pó. “Enquanto um aspirador de pó comum – que utiliza filtros de papel ou pano – devolve parte da sujeira aspirada ao ambiente, outros produtos utilizam tecnologia de filtragem por água, eliminam 99,99% das partículas de pós e ácaros, pois retém a sujeira aspirada na água”, explica Gerson Marçal, CEO da Pro-Aqua, empresa alemã.

Outra dica é purificar o ambiente, que além de melhorar a qualidade, também ajuda no controle da sujidade do ar. “Há diferentes motivos que levam a redução de circulação de ar nesta época do ano e uma delas é manter portas e janelas fechadas enquanto chove ou estamos no trabalho, por exemplo. Isso implica diretamente na qualidade do ar dentro do ambiente e, consequentemente, na nossa saúde”, comenta Marçal.