Saúde

Outono favorece o surgimento da caspa. Veja como prevenir!

Banhos quentes e a ingestão de alimentos mais gordurosos durante a época são vilões para a saúde capilar

Foto: Divulgação
Produtos inadequados no cabelo também provocam o surgimento das caspas. 

Com o clima ameno do outono é comum o aparecimento da dermatite seborreica, ou seja, da temida caspa. De acordo com a farmacêutica tricologista Cristal Bastos, embora ela possa ocorrer durante todo o ano, é no outono e inverno que o problema se intensifica. E, geralmente, isso acontece porque o banho quente, tão comum nessa época, estimula a produção das glândulas secretoras de sebo, que produzem uma quantidade maior para compensar o ressecamento.

Outros motivos para a caspa piorar nessa época é que as pessoas acabam lavando menos os cabelos e ingerindo mais alimentos gordurosos e carboidratos, o que reflete no aumento da oleosidade do couro cabeludo. A caspa também favorece a queda dos fios, porque a inflamação provoca irritação e coceira.

A causa da caspa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como fatores emocionais, como estresse, medicamentos, desordens nutricionais e desequilíbrios hormonais.

Existem duas variações da dermatite seborreica: a seca e a oleosa. Na seca, a descamação é fina, difusa, não aderida ao couro cabeludo e com poucos sinais inflamatórios. Já na oleosa, o quadro clínico é extenso, com escamas gordurosas e amareladas bem aderidas aos fios e couro cabeludo.

Foto: Cristal
Tratamento terapêutico que elimina impurezas. Na foto: Cristal Bastos. 

Tratamentos

A caspa é uma condição crônica, não tem cura e o paciente tem que entender que terá que controlar a doença para o resto da vida, pois passará por períodos de calmaria e crise. A boa notícia é que tem tratamento e controle.

Em casa, Cristal ensina que o ideal é que os banhos sejam mornos, de rápida duração, e que nos casos mais leves sejam usados produtos adequados ao tipo de cabelo. Se for utilizar condicionador ou leave-in, aplique apenas do meio às pontas dos fios, nunca na raiz e também é importante evitar prender e dormir com os cabelos úmidos. Nos casos mais graves, podem ser indicados produtos terapêuticos para controlar a doença.

Na clínica, podem ser realizadas sessões de higienização com argila que tem propriedades terapêuticas e elimina impurezas e realiza uma desintoxicação do couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea e linfática, com ação sebo-reguladora.